segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Políticas públicas tornam Açailândia a 6ª cidade que mais cresce no Brasil

 


Nas últimas semanas duas das principais revistas do país VEJA e VALOR ECONÔMICO,  executaram  extensas  reportagens  denotando enfaticamente o desenvolvimento  sócio, econômico e cultural do município, destacando principalmente os aspectos infra estruturais que nos transcorrer dos últimos anos foram de uma importância sine qua non, para que o município adquirisse o status dado por ambos os periódicos como de “ Metrópole do Futuro”.
Anteriormente, já no ano de 2009, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, havia detectado pelos índices que avaliam as riquezas dos municípios brasileiros, que Açailândia figurava com o detentor do 2º maior Produto Interno Bruto – PIB do Estado do Maranhão, ficado atrás apenas da capital São Luís. Outro importante indicador o PIB Per Capita, que se concebe como a divisão de todas as riquezas pelo quantitativo populacional, colocaram o município açailandense em 1º lugar, denotando sobre maneira, que as políticas públicas de desenvolvimento local sustentável, paralelo aos investimentos em obras infra estruturais, foram de suma importância, para alavancar o crescimento da cidade e da região.
As reportagens em epígrafe efetivaram falhas em aspectos cruciais, ao focar o desenvolvimento de Açailândia como oriundo apenas da industrialização e da siderurgia, desprezando a qualidade do maior plantel bovino, bem como a maior bacia leiteira do Estado, efetivando o agronegócio como o segundo contribuinte para as riquezas do município. O comércio forte e de referência para toda a região, bem como as centenas de empresas prestadoras de serviços, foram também menosprezadas pelos textos jornalísticos, que não contemplaram os verídicos fatos econômicos e financeiros relativos à cidade.
Torna-se imprescindível, para não furtar-se à verdade, mencionar as políticas públicas e de infra estrutura, como fundamento básico a preparar toda e qualquer cidade para o seu crescimento e desenvolvimento. A postura da Administração Pública de Açailândia, ao adotar mecanismos fortes de ação, tornou bairros, distritos, povoados e vilas revitalizados com a execução de centenas de quilômetros de bloqueteamento, contenção de erosões ( bairro do Jacu, Vila Capelosa, Vila Ipiranga, Laranjeiras, Vila Ildemar, Vila Bom Jardim), recuperação de estradas de  vicinais e asfaltamentos de ruas.
Cabe ressaltar também, cumprindo fielmente os ditames constitucionais, a gestão pública municipal, injeta na economia do município cerca de R$ 4.000.000,00(quatro milhões de reais) mês, destinados a folha de pagamento dos servidores públicos. Destacando também as diversas frentes de serviços, que em geral, emprega trabalhadores do município gerando emprego, renda e cidadania.
Focando o desenvolvimento econômico em equilíbrio com a sustentabilidade ambiental, o município de Açailândia através das pastas correlatas desenvolve uma política centrada na responsabilidade com seus cidadãos, tendo uma visão e ação futurista de seus projetos executados, tanto no âmbito da efetivação do Distrito Industrial de Açailândia, como na isenção da carga tributária para empresas que no território municipal se instalarem firmando o compromisso da contratação de mão de obra local, como em última e não menos importante analise, a preservação e a recuperação de áreas degradas no perímetro urbano da cidade.
É mister focar, que se a imprensa nacional e internacional concebem hoje, Açailândia como uma metrópole do futuro,  a  gestão pública municipal como seus planejamentos, projetos e ações, já detinha esse prognóstico. Efetivando o seu compromisso com o bem estar social da população e a melhoria inconteste da qualidade de vida dos seus munícipes.

Fonte:  site prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário