segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MA 006 é considerada a pior estrada do Maranhão pela CNT


A pior rodovia maranhense, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Transporte (CNT), é a MA 006, mais conhecida como Transmaranhão, já que faz a ligação das regiões sul e norte. Pela pesquisa, o seu estado geral é péssimo, sendo que o menos grave nela é a pavimentação, porém, ainda assim, a nota atribuída a ela é ruim. São péssimas também a sinalização e a geometria.

A rodovia é uma das mais importantes para o escoamento da produção do estado, já que começa em Alto Parnaíba, na divisa com o Piauí, e se estende até Cururupu, no litoral. Por ela trafegam pesadas carretas que fazem o transporte de grãos produzidos no pólo agrícola de Balsas, bem como as que fazem transporte de produtos industrializados para os municípios que ficam à sua margem, sem falar no intenso transporte de passageiros. Os trechos mais comprometidos são os que fazem a ligação de Balsas a Alto Parnaíba, na região sul, e Cururupu e Serrano do Maranhão, na parte norte.

Como não é uma estrada continua, ela em alguns pontos está ligada a BRs, como a 316, 222 e 230. No ano passado, ela já havia sido eleita a pior do Maranhão e devido a falta de investimentos para melhorá-la, continua no topo do ranking.


Avaliação - Pesquisa divulgada nesta terça-feira, aponta que 25,1% das estradas maranhenses se encontram em ruim (12,4%) e péssimo (12,%) estado de conservação. Pelo menos no que se refere aos dois principais corredores, que ligam São Luís as capitais do Piauí., Teresina, e do Pará, Belém, a avaliação aponta que ambos se encontram em bom estado.

De acordo com o levantamento, apensas 4,5% da malha rodoviária maranhense estão em ótimo estado de conservação, enquanto 33,7% estariam com conservação boa e em 36,7% a situação é regular. Das rodovias em péssimo e ruim estado de conservação, cinco são estaduais e três federais. As MAs péssimas as 006, 034 e 230, enquanto as 034 e 106 estão em situação ruim. As três BRs listadas em estado crítico são as 230, 308 e 222.

Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Gerardo Fernandes, das rodovias citadas, apenas duas são efetivadas, já que a 308 é apenas um projeto de BR, porém o trecho citado, nas proximidades de Carutapera é de responsabilidade do Estado. Quanto à 230, ele disse as obras de recuperação estão em andamento, estando já em fase de conclusão os serviços do trecho Carolina a Riachão, mas ele admite que de Carolina a Estreito as condições de tráfego são ruins.

Fonte: Maranhão Hoje

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