sábado, 31 de julho de 2010

Jornal Nacional: Pesquisa Ibope aponta intenções de voto para presidente

 

A candidata Dilma Rousseff, do PT, aparece à frente do candidato do PSDB, José Serra.

Foi divulgada nesta sexta-feira (30) mais uma pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo sobre a intenção de voto para a eleição presidencial. A candidata Dilma Rousseff, do PT, aparece à frente do candidato do PSDB, José Serra.
A série histórica informada pelo Ibope considera o cenário com todos os candidatos agora inscritos oficialmente. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na virada de maio para junho, Dilma Rousseff tinha 37%. Depois, 38%. Foi para 36% e, agora, está com 39%. Com a margem de erro, tem de 37% a 41%.
Serra tinha 37%, foi para 32% na pesquisa seguinte. Depois, para 36%. E agora foi para 34%. Com a margem de erro, tem de 32% a 36%.
Marina Silva, do PV, tinha 9%. Foi para 7%. Depois, para 8%. E agora está com 7%. Com a margem de erro, tem de 5% a 9%.
Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa. Brancos e nulos somaram 7%. Indecisos, 12%.
Segundo turno entre Dilma e Serra
O Ibope também pesquisou a intenção de voto em um segundo turno, entre Dilma Rousseff e José Serra.
Na virada de maio para junho, Dilma tinha 42%. Foi a 45%. Depois, a 43%. E agora está com 46%. Com a margem de erro, tem de 44% a 48%.
Serra tinha 42%. Foi para 38% na pesquisa seguinte. Depois, subiu para 43%. E agora está com 40%. Com a margem de erro, tem de 38% a 42%.
Brancos e nulos somaram 6% nessa simulação de segundo turno. Indecisos, 8%.
Avaliação do governo Lula
A pesquisa também mostrou como os eleitores avaliam o governo Lula. Ao todo, 77% consideraram o governo ótimo ou bom. Regular, 18%. Ruim ou péssimo, 4%. E 1% não soube ou não respondeu.
O Ibope fez 2.506 entrevistas, em 174 municípios, do dia 26 ao dia 29 de julho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral.

DEU NO REI DOS BASTIDORES: Acidente de moto na praça da bíblia

Homem é preso acusado de abuso sexual

 

O lavrador foi preso depois de uma denúncia encaminhada pelo Conselho Tutelar ao Mistério Público.
Fonte: Imirante
SÃO LUÍS - Preso, em Alto Alegre do Maranhão, homem acusado de abusar sexualmente da filha, uma adolescente de 15 anos. O lavrador foi preso depois de uma denúncia encaminhada pelo Conselho Tutelar ao Mistério Público. Assista à reportagem da TV Mirante.

Presos planejavam fuga por túnel na Penitenciária de Pedrinhas


Túnel de aproximadamente 20 metros daria fuga a presos, provavelmente no Dia dos Pais.
Imirante
 
SÃO LUÍS - Descoberto na manhã de hoje (31) um túnel na Penitenciária de Pedrinhas na BR-135. Os presos já haviam cavado aproximadamente 20 metros.

O túnel seria utilizado para uma fuga de presos pela parte dos fundos do presídio por onde passam os trilhos da Vale. A fuga segundo a direção do presídio deveria acontecer no próximo fim de semana, durante o Dia dos Pais.

O túnel foi descoberto pelo agentes durante uma vistoria. Treze presos trabalhavam na retirada de areia, no momento da descoberta

Fonte: Imirante

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Prefeito agride repórteres dentro do Fórum de Carolina; veja o vídeo

 

Dois repórteres de Carolina registraram queixa na delegacia da cidade nesta quarta-feira acusando o prefeito João Alberto Martins (PSDB),  por agressão.
Prefeito parte para cima de Menezes após agredir fotógrafo (ao fundo)
O fato aconteceu por volta das 15h, desta terça-feira, dentro do Fórum do município. O fotógrafo Sildo Leão, do jornal Folha do Sul, e o radialista Orlando Menezes, da TV Carolina (afiliada a TV Difusora), contaram ao blog que foram ao local acompanhar audiência onde o tucano acusa outro radialista, Josivaldo Lopes, da rádio Renascer FM, de injúria, calúnia e difamação.
Sales vem denunciando uma série de irregularidades na administração de João Alberto, inclusive seu suposto enriquecimento ilícito. O prefeito também teria ficado irritado com as perguntas de Orlando Menezes. Ao tentarem registrar fotos e imagens de João Alberto na recepção do Fórum, após a audiência, os repórteres foram surpreendidos com a agressividade do prefeito. “Quando eu tirei a primeira foto, ele partiu para cima de mim, me agrediu puxando meu cabelo e dando um tapa no meu peito”, conta Sildo cujos óculos foram ao chão.
Na sequência, Orlando Menezes pediu que seu cinegrafista começasse a filmar a agressão. Os dois então começaram a discutir:
- Vem tu filmar – disse João Alberto;
- O senhor vai me agredir prefeito? O senhor está sendo acusado de enriquecimento ilícito – rebateu Menezes;
- Tu deves é me respeitar. Eu nem te conheço – continuou o prefeito;
- Se o senhor não me conhece eu também não lhe conheço – afirmou o repórter.
Veja o vídeo com a segunda parte da confusão – a primeira não foi filmada.

Fonte: blog do Décio

Polícia Civil investiga mais casos do pedófilo de Buriticupu

 


Sebastião Lopes de Sousa, 56 anos, foi preso acusado de estupro contra um menino de 8 anos.
Fonte Imirante Secom/Governo do Estado
 
SÃO LUÍS - A Polícia Civil e o Conselho Tutelar de Buriticupu continuam as investigações em busca de mais vítimas do pedófilo Sebastião Lopes de Sousa, 56 anos, que foi preso, na quinta-feira (22), acusado de estupro contra um menino de 8 anos. O delegado Carlos Alessandro Rodrigues Assis, titular da Delegacia de Buriticupu, informou que Sebastião atraiu o menor para uma lavoura que mantinha em sua residência, e, naquele local, aliciou e abusou sexualmente do garoto.

A tia do menor denunciou o fato logo após o crime ter sido cometido, e inclusive acompanhou os policiais até a residência do acusado, prendendo-o em flagrante. O menor, que estava chorando e com marcas de abuso, foi levado para fazer exames em que ficou confirmando o estupro.

Após a prisão do pedófilo, mais dois menores, um de sete e outro de doze anos, já compareceram juntamente com seus familiares para denunciar o acusado pelas mesmas práticas de abusos sexuais, confirmando a versão dada pelo outro garoto, de que também eram atraídos para lavoura onde eram praticados os atos. Segundo o delegado Carlos Alessandro, todos os crimes sempre aconteciam na casa de Sebastião localizada no bairro Terra Bela, em Buriticupu.

Os menores estão em acompanhamento psicológico no Centro de Referência Especializada e Assistência Social (Creas) naquela cidade. Já Sebastião Lopes continua preso na Delegacia Regional de Santa Inês. A polícia acredita que possam existir outras vítimas do pedófilo, e espera que eles possam ia até delegacia para denunciá-lo.

Homem é morto a pauladas no assentamento califórnia

 












Açailãndia- Mais um crime praticado com requinte de cruéldade na zora rural.


Esse homem foi encontrado por populares na noite da última quarta feira no Assentamento Califórnia, com várias marcas de violência pelo o corpo. Há suspeita de que ele foi morto a pauladas, corpo do desconhecido foi levado para a funeraria Paz Eterna, onde permanece sem nenhuma indentificação. O homem que aparenta ter entre 30 a 35 anos, moreno,camisa vermelha, shorte verde e com uma tatuágem no braço, não possui nenhuma documentação.
ele será enterrado como indigente.
 
Fonte Negao da Vila

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Advogado de Bruno chora e diz que goleiro disputará a Copa de 2014

 

Ércio Quaresma afirma que caso é fácil, mas que é uma grande injustiça a prisão de todos os acusados do desaparecimento de Eliza Samudio

Fonte GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
O advogado Ércio Quaresma defende um caso em que a grande maioria, principalmente a Polícia, diz que é perdido. Mas o considera fácil. Os policiais dão como certa a morte de Eliza Samudio, no entanto o advogado diz que, para ele, ela está viva. Enquanto várias pessoas vão à porta da delegacia gritar "assassino" para o goleiro Bruno, seu primo Sérgio Rosa Sales, seu amigo Luiz Henrique Ferreira Romão (Macarrão), Sérgio Sales e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos (Bola), além de Dayanne Rodrigues, mulher do jogador, o advogado diz que são todos inocentes. Ele chora ao falar de seu cliente famoso, que no entanto se manteve frio perante as câmeras e até sorriu apesar da situação em que se encontra. E diz com todas as letras que Bruno disputará a Copa do Mundo de 2014, mesmo sendo isso impensável no momento. Ércio Quaresma parece estar na contra-mão da história, mas expôs - em determinado momento às lágrimas - os seus argumentos em entrevista ao SporTV, que foi exibida no início da madrugada desta quinta-feira.
- Eu estou sob uma carga de pressão monstruosa. A história dele é algo que você não tem ideia. De onde ele veio, onde ele chegou e como tentaram destruí-lo de forma infame. O que fizeram com este homem... Por que a Dayanne está na cadeia? Por que os outros três pais de família estão na cadeia? Eu não consigo entender - afirmou, chorando, Ércio Quaresma.
O advogado disse ter certeza absoluta da inocência do goleiro:
- O Bruno vai ser colocado em liberdade. A inocência dele está patenteada no inquérito. Talvez seja, ao longo de efêmeros 20 anos de profissão, o feito mais fácil que o nosso escritório venha trabalhando.
Falta de provas
Ele também ressaltou que a morte de Eliza Samudio ainda não foi provada:
- Eu tenho certeza de que ela não está morta. Enquanto não me provarem que ela está morta, e o ônus da prova incumbe a quem alega - eles estão só se esquecendo disso - para mim ela está viva.
Quaresma acrescentou que, por não haver o corpo de delito, não tem como traçar uma estratégia de defesa, porque ainda não sabe do que seus clientes estão sendo acusados. E criticou duramente, mesmo sem citar seu nome, o delegado Edson Moreira, que conduz o caso:
- Não há corpo de delito. Primeiro, porque não há delito. Não há uma investigação conduzida de forma inteligente, racional. O que nós temos ali é irracionalidade bradada por um cidadão que mais parece um homem de Neanderthal. Não há prova, não há fato a ser provado.
Eu lhe dou certeza, tanto quanto amanhã nós teremos um novo dia, que o Criador vai nos brindar com essa maravilha que é a vida: ele vai disputar a Copa do Mundo."
Ércio Quaresma, sobre Bruno
Diante disso, o advogado parece convicto que Bruno voltará a jogar e ganhará a chance de disputar o próximo Mundial de futebol, no Brasil:
- Ele disputa a Copa de 2014. Não sei se pelo Brasil. Já tenho conversas... e eu espero que seja pela seleção canarinho. Mas eu lhe dou certeza, tanto quanto amanhã nós teremos um novo dia, que o Criador vai nos brindar com essa maravilha que é a vida: ele vai disputar a Copa do Mundo.
Ércio Quaresma está no Rio de Janeiro para conversar com o Flamengo sobre o pagamento de salários atrasados ao goleiro. O advogado disse que entrará com pedido de habeas corpus para Bruno na próxima terça-feira, dia 2 de agosto. Segundo ele, a situação financeira do jogador é praticamente dissolvente.
- O salário dele não é desprezível, a mídia já divulgou a questão de valores. Ao longo de cinco anos não seria uma quantia de pequena monta, e ele tem um por cento do valor que deveria ter se tivesse gestão financeira de forma equilibrada e racional. O Flamengo tem todo direito do mundo de rescindir, de suspender o contrato. Agora,  ele tem a obrigação em contrapartida de fazer com que o pagamento daquelas verbas, que são alimentares, venham a ser quitadas.

DEU NO BLOG JONH CUTRIN: CRESCIMENTO DE FLÁVIO E CONSOLIDAÇÃO DE JACKSON GERA DESESPERO EM ROSEANA



É preocupante a situação da candidata do PMDB ao governo do Estado Roseana Sarney, depois dos números da pesquisa Escutec encomendada por ela e divulgada no jornal Estado do Maranhão no último domingo, que gerou grande repercussão na imprensa pelos seus números.
Os dados mostrados na pesquisa são assustadores para Roseana. Primeiro por que Flávio Dino (PCdoB) cresceu mais do que o esperado, segundo pelo fato de que Jackson Lago (PDT) figurar consolidado em parte do eleitorado maranhense.
Flávio aparece na primeira pesquisa com praticamente 20% das intenções de voto (considerando a margem de erro). Vale ressaltar que é a primeira campanha que Dino disputa para governador e a ainda a primeira consulta antes do horário eleitoral, um resultado alentador para o comunista.
Para se ter uma idéia, nas eleições passadas Edson Vidigal iniciou com 4% e terminou o pleito com 15%, tendo o apoio na época do então governador José Reinaldo. Ou seja, se Dino inicia com 20% a tendência é crescer muito mais, uma vez que o comunista representa a renovação nestas eleições.
Apesar da instabilidade provocada quanto ao alcance da Lei do Ficha Limpa para a sua candidatura, Jackson Lago também surpreende com os 28% consolidado que possui  – levando-se em conta a margem de erro – do eleitorado maranhense.
Para quem passou mais de um ano afastado da política sendo massacrado dia e noite pela mídia da família Sarney, além dos boatos espalhado pelos adversários de que não seria candidato, Jackson desponta ainda como o principal nome para derrotar mais uma vez a oligarquia no Maranhão. Não é à toa a tentativa de mais um golpe para tirá-lo do páreo.
E Roseana? Mesmo com o controle do Estado na mão e da propaganda (enganosa) maciça veiculada nos seus veículos de comunicação, ela não consegue ultrapassar a casa dos 50%. Isso é algo que vem gerando desespero no clã com as chances cada vez maiores de haver segundo turno.

Em 12 anos, 30 denúncias de tortura de presos no Maranhão


Desses casos, 24 foram registrados somente no ano de 2007. No país, foram 211 entre 1997 e 2009.
Roberta Gomes/Fonte: Imirante
 
SÃO LUÍS - Em um relatório da Pastoral Carcerária, que ainda será divulgado no próximo dia 2 de agosto e que o Imirante teve acesso antecipadamente, o Maranhão é o Estado com o segundo maior número de casos recebidos pela entidade entre os anos de 1997 e 2009. Foram registrados na Pastoral Carcerária no Maranhão 30 casos de torturas nas unidade de detenção do Estado. Desses, 24 chegaram à entidade no ano de 2007. Um caso foi denunciado em 2002, três em 2006, um em 2008 e um apurado entre os anos de 2003 e 2007.
Os 30 casos do Maranhão estão entre os 211 recebidos pela entidade de defesa dos direitos humanos em todo o Brasil. À frente do Maranhão está São Paulo, com 71 casos. Depois aparece Goiás, com 25 casos e Rio Grande do Norte, com 12 casos.
Providências
De acordo com o Relatório sobre Tortura da Pastoral Carcerária, das 30 denúncias recebidas no Maranhão, 13 foram encaminhadas para a Defensoria Pública, oito para órgãos governamentais e não-governamentais, oito para autoridades do Poder Executivo e apenas uma para o Ministério Público.
Dos encaminhamentos feitos pela Pastoral Carcerária, em apenas 11 casos as autoridades tomaram providências. Em três casos, agentes da pastoral não identificaram nenhuma providência tomada. Já 16 casos ficaram, claramente, sem resposta das autoridades. Com esse último número, a preocupação revelada no relatório é justamente sobre as providências que ficam faltando. "O problema sintomático detectado em todos os casos é a dificuldade de se ter um retorno das autoridades com relação às denúncias encaminhadas", diz o relatório.
Penitenciária
Fica evidenciado no relatório, de acordo com as tabelas e números do banco de dados da Pastoral Carcerária, que a maioria dos casos de tortura no Brasil ocorrem nas penitenciárias, tanto masculinas, quanto femininas. Dos 211 casos do país, 59 foram identificados nesses locais. As carceragens têm o segundo maior número de casos: 38.
Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA), o advogado Mário Macieira, isso revela que a tortura é, realmente, um crime de oportunidade. "Esse número maior de casos ocorrendo em penitenciárias porque ali está longe do olhar da família, do advogado, da imprensa, da sociedade. Não há vigilância do que ocorre nesse ambiente. a tortura só ocorre se não houver vigilância", declarou Macieira ao Imirante. Sobre o número de 30 casos denunciados à pastoral no Maranhão, durante 12 anos, o presidente da OAB/MA diz que eles são "conservadores". "Os casos reais devem ser em maior número. A sensação que tenho é que a cada momento algum preso está vivendo uma situação de tortura, não apenas aqui no Maranhão, mas em todo o país", comentou.
Dificuldades
O número dos casos de tortura contra presos no Maranhão demonstram, ainda, que há um descompasso entre as entidades de defesa dos direitos humanos, no que se refere ao registro de casos e banco de dados. A coordenação do Comitê Estadual de Combate à Tortura, por exemplo, não tem catalogados os números exatos de denúncias feitas à entidade. O Imirante solicitou os números de 2008 e 2009 registrados no comitê, mas até o fechamento desta matéria, os dados ainda não haviam sido informados.
De acordo com a coordenação, essa falta de cruzamento de informações ainda pode ser uma barreira em um melhor desenvolvimento de ações de combate à tortura. Por outro lado, ressalta que a falta de celiridade na apuração e andamento dos processos que envolvem tortura também são grande responsáveis por esses crimes ainda ocorrerem. A coordenação do Comitê Estadual de Combate à Tortura comenta que, quando são casos de grande repercussão na mídia, por exemplo, as respostas das autoridades responsáveis são imediatas, mas quando são casos menores, que não chamam tanto atenção, esse andamento é bem mais lento.
Os dados do relatório da Pastoral Carcerária foram recolhidos por meio de representantes da entidade em todos os Estados do país. Aqui no Maranhão, um dos representantes é o padre Luca Mainente. O Imirante tentou contato com ele por telefone, mas o celular estava desligado.
Já a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Assessoria de Comunicação, informou que analisará o relatório, que ainda não foi entregue oficialmente ao órgão, e que comentará nos próximos dias sobre os dados. A secretaria informou que está fazendo um levantamento de dados sobre tortura e morte de presos nas unidades prisionais e que divulgará esses números em breve.

TRE-MA diz que decisão é legítima e legal



A afirmação é do presidente do TRE-MA em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (28).
Fonte: Imirante

SÃO LUÍS - Em sessão realizada na última segunda-feira (26), o Tribunal Regional Eleitoral decidiu que a chamada Lei da Ficha Limpa não pode ser usada para prejudicar candidatos que tiveram, e cumpriram algum tipo de condenação judicial.
O TRE tomou a decisão durante o julgamento dos casos envolvendo os deputados federais Sarney Filho (PV), e Cleber Verde (PRB), que foram impugnados pelo Ministério Público Eleitoral.
Para o TRE, a Lei da Ficha Limpa não pode ser usada para tornar os dois deputados inelegíveis, uma vez que, devido ao princípio da irretroatividade - uma lei só pode retroagir para beneficiar, não para prejudicar.
Nesta quarta-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral em nota oficial informou que a decisão foi tomada “em completo respeito ao sistema jurídico democrático, que tem como base fundamental a legitimidade e legalidade como seu perfeito sustentáculo para aplicação correta do Direito, como processo de adaptação social, objetivando, enfim, a concretização da Justiça, visando, por último, a paz social, imprescindível ao povo brasileiro, em especial, ao povo maranhense”.

A nota assinada pelo presidente Raimundo Cutrim diz ainda, “não houve, assim, aniquilamento da referida Lei Complementar ou desrespeito ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE, que, até hoje, não apreciou nenhum recurso envolvendo essa matéria, nem manifestou qualquer orientação a esse respeito”,finaliza.
Os casos
O deputado do PV foi multado pelo TRE em 2006 porque uma prefeitura colocou em seu site oficial um link para a página de Sarney Filho na internet.
O deputado Cleber Verde foi exonerado em 2003 do INSS sob acusação de ter inserido dados no sistema do órgão. Ele recorreu da punição e, segundo seu advogado, já cumpriu a pena.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Arnaldo Jabor compara Maranhão ao Afeganistão



Arnaldo Jabor compara Maranhão ao Afeganistão
O comentarista diz que o Tribunal Regional Eleitoral maranhense desafia o Tribunal Superior Eleitoral ao decidir que a lei da Ficha Limpa não deve barrar a candidatura de políticos que tinham sido condenados antes de a lei entrar em vigor.

Buriticupu sofre com abandono do governo municipal

Buriticupu – A falta de investimentos do governo municipal em infraestrutura, saúde e educação inviabiliza a consolidação de novos empreendimentos em Buriticupu (a 240 km de Imperatriz), cidade que se destaca no cenário econômico no sudoeste do Maranhão. É o avalia o líder comunitário Francismar Bahia, o Bahia Seguros, que lamenta a inércia na atual gestão.
Ele, Bahia, assinala que a comunidade tem sido a maior prejudicada com a retração de investimentos (privado e pública) provocando um colapso no setor econômico, situação que expõe ainda a fragilidade do município na área da saúde pública.
 “A cidade necessita ser melhor dotada de infraestrutura na área da saúde pública, inclusive com profissionais médicos especialistas para atender a população em geral, pois sem esses investimentos tornam-se inviáveis o progresso de Buriticupu”, disse ele.
Bahia afirma categoricamente que “a cidade está em completo estado de abandono, situação que impede inclusive o trânsito de veículos e até de pedestres nas ruas da região central de Buriticupu”.
Ele denuncia que a gestão municipal tem utilizado piçarra para tapar os buracos das ruas e avenidas no centro da cidade, problema que se agravou com a grande quantidade de poeira que atormenta os clientes e funcionários das lojas, e a comunidade que anda no setor comercial de Buriticupu. “Infelizmente, essa é a situação do quadro político-administrativo da cidade de Buriticupu”, lamenta.
 Vicinais – Bahia diz ainda que o problema é ainda mais crítico em relação as estradas vicinais que cortam o interior do município de Buriticupu. A falta de manutenção das vicinais e das pontes de madeira tem provocado o estrangulamento da produção agrícola que amarga prejuízos, pois não consegue meios para promover o escoamento da safra agrícola deste ano. “As estradas vicinais estão abandonadas há mais de três anos. Isso é um absurdo!”, afirma.
Ele relata o drama dos moradores e produtores rurais que residem na localidade denominada “Presa de Porco”, no interior de Buriticupu. “O povoado está um buraco só, onde os produtores rurais estão desesperados e não sabem mais a quem recorrer”, finaliza.    
 

Famílias de baixa renda poderão receber descontos na conta de luz


Fonte
Central de Notícias
BRASÍLIA - As famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tenham renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, vão pagar mais barato pela conta de luz. Elas serão enquadradas nos critérios da Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de 10% a 65%, de acordo com o consumo.

Antes, esses descontos eram concedidos às residências que tinham consumo inferior a 80 kWh por mês. O subsídio também irá beneficiar indígenas e quilombolas, que terão desconto de 100% para os primeiros 50 kWh mensais.

As mudanças foram aprovadas hoje (27), em reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A retirada do benefício dos consumidores que tinham direito a receber a Tarifa Social deve ser feita pela Aneel a partir de novembro, e concluída em um prazo de 24 meses.

Para as habitações multifamiliares, popularmente conhecidas como cortiços, onde não é possível instalar mais de um medidor, a distribuidora deverá manter medição única para as habitações. O desconto, nesse caso, deverá ser aplicado de forma cumulativa multiplicado pelo número de famílias que utilizem a mesma unidade consumidora.

As distribuidoras de energia terão 60 dias a partir da publicação da resolução para informar a todos os consumidores das classes residencial e rural, por meio de mensagem na fatura de energia elétrica, a respeito do direito à Tarifa Social.

Polícia divulga retrato falado de suspeitos de matar ''Matosão''

Polícia divulga retrato falado de suspeitos de matar ''Matosão''

Informãções sobre o paradeiro dos suspeitos podem ser repassadas pelo Disque Denúncia.
 
Foto: Divulgaçãoampliar

imirante.com
SÃO LUÍS - Polícia Civil divulgou o retrato falado dos suspeitos de executarem, na semana passada, Marco Aurélio Paixão Silva, 36 anos, o ‘Matosão’.
A polícia também pede que qualquer informação sobre o paradeiro dos suspeitos seja feita por telefone ao Disque Denúncia, nos números 3223-5800 (São Luís) e 0300-3135800 (interior do Estado) com total garantia de anonimato.
O delegado geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro, afirmou que, inicialmente, o inquérito policial foi instaurado no 3°Distrito Policial (DP), n° 064/2010-3°DP. Nesta terça-feira (27), o inquérito foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios que dará continuidade as investigações.
Retrato falado do suspeito.
Retrato falado do suspeito.
As informações são da Secom do Estado.

Jackson terá candidatura deferida. TRE-MA entende no julgamento de Sarney Filho que Ficha Limpa não deve ser aplicada a condenações anteriores


O debate desta segunda-feira (26) no TRE-MA, que deferiu por 5x1 o registro de candidatura de Sarney Filho, antecipou o que ocorrerá com o julgamento da candidatura de Jackson Lago (PDT). Se depender do entendimento da Corte, Lago não será alcançado pela Lei do Ficha Limpa e terá sua candidatura deferida pelo TRE.
Na opinião de juristas, o resultado do julgamento da candidatura de Sarney Filho permitiu saber como Jackson será julgado, uma vez que estava em pauta A Lei Complementar 135, conhecida como Ficha Limpa onde Sarney Filho foi incluído na lista suja por conduta vedada.
Para o MPE, Sarney Filho cometeu abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2006, quando distribuiu através do jornal da família, O Estado do Maranhão, boletins com conteúdo eleitoral.
A defesa de Sarney Filho sustentou em sua defesa a inconstitucionalidade da Lei do Ficha Limpa. 
O juiz Raimundo Barros entendeu que a LC 135 não pode atingir fatos passados. E disse mais: que não pode aumentar sanções já dadas. A juíza Marcia Chaves acompanhou e entendeu também que a LC 135 viola o art. 16 da Constituição Federal.
Ao final da votação, o TRE do Maranhão decidiu 5 x 1 pela não aplicação da LC 135 a fatos pretéritos. Isso afasta Lei do Ficha Limpa para fatos ocorridos antes da vigência (CF 5° XXXIX), o que valerá para o caso de Jackson Lago, já que a tese da sua defesa será idêntica a do que foi apresentada hoje pela de Sarney Fiho. Ou seja, no TRE Lago passará.
O pedetista teve sua candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por enquadramento da Lei do Ficha Limpa. Lago foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em abril de 2009.
A defesa de Lago argumenta que a lei viola o art. 16 da Constituição Federal, a alteração da lei não se aplica à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência. Os advogados de Jackson afirmam que o princípio da anualidade não incide nesse caso, sendo que o pedido de impugnação viola o princípio da segurança jurídica por pretender aplicá-la com efeito retroativo.

GOLEIRO BRUNO DÁ ENTREVISTA EXCLUSIVA AO BLOG DO MARCONE SOARES


Para descontrair um pouco, o blog publica uma entrevista exclusiva concedida pelo goleiro Bruno ao site de humor Éramos 6. Confira:
ERAMOS6:  Bruno, o que você prefere: futebol, dominó ou dama?
BRUNO: Xadrez.
ERAMOS6:  Praia ou campo?
BRUNO: Sítio.
ERAMOS6:  Um ator?
BRUNO: Maurício Mattar.
ERAMOS6: Uma comida?
BRUNO: Gosto de macarrão, mas prefiro picadinho.
ERAMOS6:  Uma bebida?
BRUNO: Chá de sumiço.
ERAMOS6: Um sanduíche?
BRUNO: Xis presunto na vala!
ERAMOS6: Flamengo ou Vasco?
BRUNO: Bangu-2.
ERAMOS6:  Uma frase ou ditado?
BRUNO: O amor é uma delícia: começa no motel e termina na polícia.
ERAMOS6: Uma música?
BRUNO: Ado, ado, ado. Vou ver o sol nascer quadrado!

TRE-MA não barra candidatura de políticos condenados antes da Ficha Limpa entrar em vigor


Por cinco votos a um, o TRE negou o pedido para que fossem rejeitadas as candidaturas de Sarney Filho, Cléber Verde e José Vieira para deputado federal. Outros 49 pedidos serão analisados.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão concluiu que a lei da Ficha Limpa não deve barrar a candidatura de políticos que tinham sido condenados antes de a lei entrar em vigor.
E, por cinco votos a um, negou o pedido para que fossem rejeitadas as candidaturas a deputado federal de Sarney Filho, do PV; Cléber Verde, do PRB; e José Vieira, do PR. O tribunal ainda vai analisar outros 49 pedidos de impugnação.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, disse que a decisão contraria uma orientação do Tribunal Superior Eleitoral. E o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral afirmou que a sociedade deseja o afastamento de todos os ficha suja.
Em Minas Gerais, a Justiça Eleitoral negou, pela primeira vez no país, com base na lei da Ficha Limpa, dois pedidos de registro de candidaturas.
Foram barrados os candidatos a deputado estadual Athos Avelino Pereira, do PPS, e Antônio Carlos Bouzada, do PC do B. Eles disseram que vão recorrer.
 

terça-feira, 27 de julho de 2010

Jackson Lago diz que entrega a eleição nas mãos do povo

 
O candidato ao governo do Maranhão pela coligação "O Povo é Maior", Jackson Lago (PDT), participou no sábado (24), como convidado, de uma reunião de trabalhadores na educação com o candidato a deputado federal, Moacir Feitosa (PDT). A reunião aconteceu no auditório do Ícaro Recepções, no bairro Alemanha, em São Luís.
Durante seu discurso, Jackson Lago reconheceu erros e falou de realizações e projetos de seu governo voltados para São Luís. Disse que nos dois primeiros anos de seu governo se voltou para os graves problemas do interior do estado e se programou para atuar mais fortemente na ilha, durante a segunda metade de seu mandato.
"Iniciamos o PAC Rio Anil, o maior projeto social de São Luís, que vai beneficiar mais de 50 mil famílias, mais esse é um projeto que só vai aparecer quando estiver pronto", observou. Ele lembrou ainda que deixou dinheiro para construção dos viadutos da Forquilha e do Calhau; construção de duas avenidas e recuperação de dezenas de bairros, mais o atual governo bloqueou o dinheiro. O primeiro repasse foi de mais de R$ 70 milhões.
Numa clara autocrítica a seu governo, Jackson Lago foi enfático: "Infelizmente não fomos capazes de dizer a população aquilo que estávamos realizando". Jackson reiterou as críticas à decisão da justiça que resultou na cassação de seu mandato. Segundo ele, a cassação foi uma farsa arquitetada por seus adversários, diante do desespero de nunca mais voltarem ao poder.
Educação - Ao se referir à educação, Jackson Lago lamentou que o "massacre" promovido pela mídia oposicionista e as disputas sindicais internas tenham impedido que os profissionais de educação conhecessem suas verdadeiras intenções para com o setor. "Em 2 anos de governo entregamos 173 escolas, a gratificação do diretor de escola de nível médio passou de R$ 90,00 para R$ 900,00 e a gratificação para o diretor de nível superior, passou de R$ 300,00 para R$ 1.300,00" , salientou.
No final de sua fala Jackson Lago externou seu sentimento com relação ao povo de São Luis e entregou sua eleição nas mãos do povo do Maranhão. "Quero me reencontrar com minha gente da ilha rebelde; quero dedicar todo tempo que resta da minha vida a essa à luta para diminuir o sofrimento do povo do nosso Estado e entrego o destino de nossa eleição nas mãos de vocês", finalizou sob aplausos de pé.
Jackson Lago estava acompanhado do candidato ao Senado, ex-ministro do STJ Edson Vidigal, que seu discurso enalteceu o papel do professor como agente de transformação social e disse que a professora representa uma segunda mãe ou mãe duas vezes.
O ex-ministro aproveitou para dizer que até agora os tribunais não julgaram os recursos que pedem a anulação da cassação do mandato de Jackson Lago mais que o grande julgamento popular está próximo, numa referencia à eleição do dia 3 de outubro. Durante a reunião, vários professores manifestaram apoio à candidatura de Moacir Feitosa a deputado federal e Bebeto Teles, a deputado estadual

Deu no Rei dos Bastidores: Radio Marconi FM poderá ser multada pela Justiça Eleitoral


 

Promotoria investiga programa de Bbezão
O programa do vereador Bbezão poderá levar a direção da radio Marcone FM 101,09 a receber uma pesada multa da justiça já que o vereador Bbezão resolveu entrevistar os candidatos a marcone19889919 deputados estaduais, Ele só esqueceu de observar a Lei eleitoral que é rígida e dura com este tipo de entrevista.
Os principais candidatos de Açailândia já decidiram não participar do programa já que esta eivado de irregularidade, segundo as acessórias de Zetinha, Juscelino oliveira, Bebeto Teles, Antoni Erisnar, os mesmos não deverão comparecer, já que o apresentador e a radio não estabeleceu ou não observou as garantias mínimas para que a entrevista ocorra na forma legal, alem da radio os próprios candidatos poderão ser apenados pelos deslizes do apresentador.
Penalidades pelo descumprimento das exigências para se garantir a igualdade na mídia : pagamento de multa no valor de R$ 21.282,00 (vinte e um mil duzentos e oitenta e dois reais) a R$ 106.410,00 (cento e seis mil quatrocentos e dez reais), duplicada em caso de reincidência.

Deu no Rei dos Bastidores: Justiça manda tira outdoor de Dr Sérgio

 

A justiça eleitoral através da promotoraserginho e maysa Jerusa e promotor Alexandre Rocha, mandou o candidato Sergio Vieira cobri vários  placas outdoor, que fazia propaganda subliminar, onde varias empresas e organizações assinavam a propaganda que tinha a seguinte frase (Deputado estadual tem que ser filho de Açailândia), frase que o Advogado Sergio utilizou em sua pra campanha. Alem de retira a propaganda Sergio poderá sofre outras penalidades na forma da Lei.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Jackson Lago diz que pesquisa tenta convencer pela cautela


  Central de Notícias
Jackson Lago (PDT), candidato ao governo do Estado pela Coligação “O Povo é Maior”, reunindo PDT, PSDB e PPS, ironizou os números das pesquisas divulgados pelos veículos de comunicação do Sistema Mirante, pertencente à família Sarney, no domingo. Segundo a pesquisa, Jackson Lago aparece em segundo lugar na disputa pelo comando do Estado, com 25,8% das intenções de voto nas eleições de outubro deste ano.
(Foto: Arquivo/CN)
“Desta vez eles se excederam menos que há quatro anos, mas a população tá sentindo o que é a realidade. Pela pesquisa deles o quadro é muito melhor que há quatro anos, quando vencemos as eleições, mas as urnas vão mostrar o verdadeiro desejo do povo”, assinalou Jackson Lago. O levantamento da Escutec foi encomendado pela Gráfica Escolar, empresa editora do jornal O Estado do Maranhão, integrante do sistema de comunicação dos Sarney.
A pesquisa da Escutec, instituto maranhense que em 2006 apontava a então candidata do PFL, Roseana Sarney, como vencedora no primeiro turno. Os números da Escutec da eleição anterior para o governo do estado foram desmentidos nas urnas tanto no primeiro como no segundo turnos. No segundo turno a candidata acabou sendo derrotada por Jackson Lago que obteve 1.393.754 votos.
Para Jackson Lago a situação da candidata Roseana Sarney na corrida eleitoral deste ano não é de supremacia em relação aos outros candidatos. Principalmente a candidatura do pedetista é a que mais vem causando inquietação no comitê da filha do senador José Sarney (PMDB-AP).
“Eles têm mostrado o mesmo desespero da eleição anterior, quando a população manifestou seu repúdio à continuidade de uma oligarquia que tem massacrado o estado há décadas. Por onde tem passado a candidata tem dito que meus votos serão anulados. Não adianta você votarem no Jackson, tem dito ela”, citou o candidato ao governo pela coligação “O Povo é Maior”
Jackson Lago mencionou como exemplo o município de Presidente Dutra, onde a candidata esteve na sexta-feira passada. Diante de uma platéia restrita, formada por cabos eleitorais remunerados, a governadora que assumiu após decisão do Tribunal Superior Eleitoral e que tenta o quarto mandato nas eleições de outubro, tentou incutir nas pessoas um pré-julgamento sobre a Lei da Ficha Limpa. A candidata do PMDB também responde a processo de impugnação junto à Justiça Eleitoral.
“Se vê que eles estão mais cautelosos que há quatros. A esta época eles diziam que eles tinham setenta e tantos por cento e eu tinha apenas dezoito. Agora eles baixaram para cinquenta e já me botam com mais de vinte”, comentou Jackson Lago após tomar conhecimento dos números.


ELETROFÁCIL: 767 processos só em Açailândia






Centenas de cliente da ELETROFACIL Açailândia tem se queixado de terem pago consórcio e não receberem seus prêmios e ainda de não receberem seu dinheiro de volta, isto porque segundom_dsc01513 clientes lesados a empresa que administra o consorcio entrou em falência e foi dado baixa deixando na Mão milhares de clientes e para consolidar o golpe foi aberta outra empresa para continuar dando golpe na praça,pratica esta muito comum antes da vigência do novo código civil, que trouxe a responsabilidade solidaria dos sócios e ou operadores de empresas por danos cousa dos a cliente, que mesmo com o artifício da falência não os eximem da culpabilidade e de responderem com seus próprios bens por danos causados pela empresa, o que resta saber se a ELETROFACIL estar em nome de laranja e se estiver descobrir para quem este laranja esta a serviços do contrário os gerentes da ELETROFACIL poderão serem responsabilizadosnova%20loja%20castanhal por crime: contra o consumidor, contra fé publica, falsidade ideológica, sonegação fiscal, sem prejuízo das penalidades criminais, os crimes aparentemente cometidos pela ELETROFACIL em Açailândia Amim me parece que já não é caso para o juizado especial e sim de policia civil e federal, aja visto que crimes fiscais foram e estão sendo cometido, vamos acompanhar o desenrolar deste casso.

Vela lista com o numero de todos os processos que já estão ajuizados no Juizado Especial cívico de Açailândia, no linque do: tribunal de justiça do maranha

Fonte: Juspositivo

A VALE QUE “NÃO VALE”...!


Exibido e debatido na noite desta quinta-feira, 22/07, no pátio da Igreja São João Batista, Rua Pedro Alvares Cabral, Bairro do Jacu, o filme-documentário “NÃO VALE”, produzido pelo cineasta italiano Salvatore Montanaro.Vale justiça nos trilhos
“NÃO VALE” está sendo lançado pela campanha “Justiça nos Trilhos”, já tendo sido apresentado em São Luís e Alto Alegre, e Açailândia é a terceira cidade a recebe-lo.
O objetivo é revisar e discutir o modelo de desenvolvimento  que corre ao longo dos trilhos da EFC-Estrada de Ferro Carajás, símbolo de uma das maiores  mineradoras e empresas do mundo: o que está acontecendo ao longo dos trilhos? Quem é a VALE, protagonista absoluta da economia de nossa região? Por que há muitas queixas a respeito   dessa companhia? O que aconteceu depois  da Caravana Internacional que visitou Açailândia, Pequiá e o Assentamento Califórnia em abril deste ano?
O documentário-filme “NÃO VALE” busca responder a estas e outras perguntas, e aprofundar nosso conhecimento sobre o território (o “Eldorado de Carajás”, maior província mineral do mundo: Carajás e ferro, o cobre, o níquel, a bauxita,o ouro – Serra Pelada e outras minas, latifúndio/monopólio/império da toda poderosa VALE, que só tem mesmo valor econômico, mas é uma desgraça social e fonte de corrupção política, na carona de um capitalismo sádico e de uma globalização predadora, acumpliciada por governos coniventes  e por uma mídia interesseira...).
Várias comitivas juntaram-se no pátio da Igreja São João Batista, para assistirem e depois debaterem sobre o filme-documentário “NÃO VALE”: Marabá, Imperatriz, São Luís, Barcarena, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Belém, Parauapebas, Moju, Canãa, Ourilândia, Alto Alegre, e uma delegação italiana.
No debate, participações e manifestações de representantes de Associação dos Lesionados e Discriminados pela VALE, de Buriticupu/Bom Jesus das Selvas, Barcarena, Zé Luís do Assentamento Califórnia, a Associação de Moradores do Pequiá de Baixo, o vereador Márcio Anibal , a Presidente do CEDCA/MA.,Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão, Elisângela Correia Cardoso...
Entre alguns dos temas apresentados  no filme-documentário “NÃO VALE” e depois debatidos, a realidade da “Meninada do Trem”, no documentário em cenas de São Luís e Alto Alegre e falas de conselheiros tutelares, no debate com a Presidente do CEDCA/MA.; os danos à saúde dos trabalhadores da VALE e das populações ribeirinhas à ferrovia, inclusive as mortes por atropelamentos,  e aos “empreendimentos” da multinacional e periféricas; os estragos ambientais; o drama das famílias do Pequiá de Baixo, submetidos a uma criminosa poluição e aguardando “providências” que nuca se concretizam ...
O Prefeito de Açailândia, Ildemar Gonçalves dos Santos, também teve uma participação no documentário, falando da VALE e do governo (federal) e da impotência dos municípios diante da onipotência da empresa...
A garotada, dezenas de meninos e meninos, adoraram o filme-documentário, sobretudo pela pipoca propiciada pela organização...
E as centenas de pessoas participantes se inquietaram com a “NÃO VALE”, afinal não se pode entender como um única empresa, num regime democrático, detenha tanto poder, e em sua “filosofia capitalista”, busque tanto lucro a custa de tanta exploração, miséria humana e degradação ambiental, literalmente espoliando e arrasando todo um território e toda  uma população...
A campanha “Justiça nos Trilhos” continuará apresentando e debatendo  o filme-documentário “NÃO VALE” em outras cidades e estados, contando fortalecer o movimento, que objetiva pesquisar e documentar o impacto das atividades da VALE ao longo da área de influência da Estrada de Ferro Carajás; denunciar a violência socioambiental e desse modelo de desenvolvimento, unindo em rede as vitimas dos abusos da VALE; impedir que novos empreendimentos atinjam ainda mais o povo e o meio ambiente; cobrar as devidas indenizações e compensações ambientais no caso dos empreendimentos já existentes; propor o debate sobre uma maior redistribuição dos recursos da VALE, para alavancar o desenvolvimento sustentado das comunidades que vivem na área de influência da estrada de ferro; restabelecer o Fundo de Desenvolvimento existente antes da privatização da VALE, com a garantia de uma gestão participada pela sociedade civil.
Certamente com isso, essa VALE que hoje “NÃO VALE” possa futuramente “valer” alguma coisa de útil para a nação brasileira e o povo amazônico, e não continuar enriquecendo uma minoria, a custa da vida, da saúde e da miséria da maioria...
A riqueza mineral de Carajás não pode continuar sendo de um único proprietário capitalista, e seguirmos na hipocrisia do “... capitalizar os lucros e socializar os prejuízos...”, um dos pilares básicos da ação nefasta dessa VALE...
Fonte: Blog do Eduardo Hirata

PARABENS MARCELO, VOCÊ É UM VENCEDOR.........

Mandou bem garoto, muito bem mesmo

Jovem é assassinado a tiros


  Anjo da Guarda
Por Gabriela Saraiva
Foi assassinado, por volta das 12h30 de ontem, na Avenida Moçambique do Anjo da Guarda, o montador de andaimes Diogo Ernesto Maranhão de Jesus, 22 anos. Segundo informações colhidas no local, dois homens armados de pistola 380, executaram o rapaz com três tiros, dois atingiram a cabeça e um o tórax.
De acordo com os parentes da vítima, Diogo havia acabado de chegar na porta de sua residência e estava conversando com um amigo na calçada, quando foi surpreendidos pelos dois homens, de estatura magra que usavam camisa de listras, cada um armado com uma pistola. O rapaz, que estava desempregado, teria saído de casa para entregar um currículo em uma firma do bairro.
Testemunhas afirmaram que os dois homens pararam o carro em que estavam (um veículo Gol cinza, de placa NHE-4360) próximo da casa do rapaz, na porta de uma Lan House, e lá aguardaram sua chegada. Eles também estariam tendo apoio de outro homem que estava em uma motocicleta, mas que não efetuou nenhum disparo.
No local do crime, a polícia conseguiu encontrar as três cápsulas das balas deflagradas na vítima. Diogo morava com os avós e com a mãe, na Avenida Moçambique – n° 4 (Anjo da Guarda). Ele, que estava separado da mulher, deixou um filho de apenas três anos. A mãe do jovem, Lidinalva Maranhão de Jesus, estava trabalhando quando recebeu a notícia da morte do filho e precisou ser hospitalizada na Unidade do Pronto Atendimento (UPA) do Itaqui Bacanga

ENCOMENDADA PELO GRUPO SARNEY


Do blog do jornalista Raimundo Garrone

A nova versão do velho filme das pesquisas de intenções de votos entrou em cartaz neste sábado (24) na mídia controlada pela família Sarney. A manipulação ao feitio do autor começa outra vez favorecendo Roseana Sarney (PMDB) candidata ao governo.
A manchete do jornal “O Estado do Maranhão” anuncia o enredo: ‘Roseana lidera corrida pelo governo do Maranhão’. O roteiro do filme é recorrente e o elenco também. Até os personagens que encenam as pesquisas, ou melhor, os institutos são os mesmos.
A pesquisa Escutec/O Estado apresenta Roseana Sarney (PMDB), com 50,4% das intenções de votos. O ex-governador Jackson Lago (PDT) está em segundo com 25,8%; Flávio Dino (PCdoB) aparece com 16,8% das intenções de voto. Segundo a pesquisa, Saulo Arcangeli (Psol) e Marcos Silva (PSTU) empatam com 0,4%, enquanto Marcos Igreja (PCB) tem 0,2%. Segundo o instituto, 2% dos entrevistados disseram vota em branco ou nulo e 4,1% não souberam ou quiseram responder. A pesquisa está registrada no TRE sob o número 26013/2010, no TSE sob o número 20.088/2010 e foram ouvidos 1.050 eleitores entre 19 e 22 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Tudo parecido com o longa metragem exibido em 2006 pelo mesmo sistema de comunicação. E o mais curioso é que a matéria do jornal da família Sarney afirma que “A Escutec instituto que mais se aproximou do resultado oficial das eleições de 2006”.
Naquele ano, o mesmo instituto foi escalado para cumprir o papel de vilão. Numa das cenas exibidas, no dia 30 de setembro, aparecia o resultado da pesquisa. Nela, a filha de José Sarney, presidente do Senado, seria a vitoriosa já no 1° turno das eleições. Tal como agora anunciam.
Na época, a pesquisa Escutec, encomendada por um veículo coadjuvante do esquema Sarney, o extinto jornal “Diário da Manhã”, apontava a vitória de Roseana Sarney com 57,7% dos votos válidos. Jackson Lago (PDT) aparecia com 26,3%, Edson Vidigal (PSB) com 11,1%, Aderson Lago (PSDB) com 2,3%, Bentivi (Prona) com 0,8%, Marcos Silva (PSTU) com 0,6%, Aragão (PSDC) também com 0,6% e Saturnino (PSOL) com 0,5%.
No dia da eleição, o eleitorado maranhense disse não ao script destinado a ele pela mídia sarneísta. O suspense acabou com o resultado apresentado pela Justiça Eleitoral, cuja sinopse demonstrou a real manifestação dos eleitores.
Às vésperas das eleições de 2006, o jornal da família Sarney publicou pesquisa e anunciava vitória no primeiro turno.
E para delírio da platéia, Roseana Sarney saiu das urnas com apenas 47,02% dos votos válidos. Para “surpresa” de todos 10 pontos percentuais a menos do que encenou a pesquisa divulgada dois dias antes da eleição.
E como se utilizasse o efeito do zoom-in Jackson Lago obteve 34,3% – exatos oito pontos percentuais a mais que os números atribuídos a ele pelo instituto. A votação de Edson Vidigal também saiu do roteiro traçado pelo sistema sarneísta e teve 14,2% – três pontos percentuais a mais; Aderson Lago com 3,4% também desmentiu os números da pesquisa que o atribuíam apenas 2,3%; Bentivi (Prona) com 0,4%, Aragão (PSDC) com 0,05% e Saturnino (PSOL) com 0,2% deram contornos finais à cena da vida real. Marcos Silva (PSTU) teve os votos anulados pela Justiça Eleitoral.
Resultado oficial da eleição divulgado pelo TSE desmascarou a farsa montada pelo sistema sarneysista.

Fonte: Blog Jonh Cutrin

JACKSON LAGO PERCORRE REGIÃO DO MEARIM


O candidato da coligação “O Povo é Maior”, o ex-governador Jackson Lago (PDT), foi recebido com grande entusiasmo na região do Médio Mearim. Por onde passou recebeu apoio da população e de lideranças políticas. A visita a cinco municípios da região teve início na sexta-feira pela manhã na cidade de Pedreiras, terra onde nasceu no bairro dos Engenhos, com uma carreata que contou com a participação de mais de 400 veículos e se estendeu por quatro outros municípios: Trezidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé do Meio e Lima Campos.
“Ficou clara a diferença entre o governo do doutor Jackson Lago e o do grupo Sarney que há anos manda no Maranhão e durante seis anos mandou no Brasil”, desabafou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Joselândia, João Firmino da Silva, o João Mundoca.
Interrupção das obras de seu governo
No local, Jackson Lago falou sobre a interrupção das obras de pavimentação da estrada. Iniciada na sua gestão e suspensa desde que foi afastado do governo, pelo que define como “golpe judiciário”, a rodovia estadual com 56 quilômetros de extensão foi anunciada como parte do plano rodoviário do atual governo. Prometida para ser entregue em novembro do ano passado, somente esta semana máquinas iniciaram raspagem no local.
Socorrão do Médio Mearim

Entre as prioridades para o Médio Mearim do governo Jackson Lago estava e ainda permanece como plano de governo a construção de um Hospital Socorrão para atendimento da população da região. Fazia parte dos cinco instalados em pontos estratégicos para atender todo o Estado. Na gestão do pedetista foram repassados ao município de Pedreiras mais de R$ 15 milhões para serem aplicados exclusivamente na área da saúde, entre os anos de 2007 e 2008.
A visita ao Médio Mearim culminou com a maior carreata já realizada até o momento na região. Mais de cem veículos, entre motos e carros, iniciaram a passeata em Igarapé Grande no meio da tarde de sexta-feira, num percurso de cerca de 30 quilômetros. O ex-prefeito do município, Breado, e várias lideranças igarapegrandenses recepcionaram na entrada da cidade o candidato Jackson Lago e comitiva. Em frente ao Mercado Público Municipal, Jackson Lago discursou para o público formado na maioria por jovens.
“Eles cassaram meu mandato porque não aceitaram um governo que tivesse participação popular. Mas, se vocês desejarem retornaremos ao comando do Estado para promovermos as transformações que iniciamos no curto período que estivemos no governo”, destacou Jackson.

Sem ranços políticos

O último compromisso do candidato foi em Lima Campos. Já na noite de sexta-feira Jackson Lago foi recebido por um grande número de jovens que o aguardavam no Clube Forró do Dó. Superando desavenças e ranços políticos, o candidato ao governo pela coligação “O Povo é Mario”, ressaltou a parceria com as prefeituras que pretendeu estabelecer em seu governo.
“Não enxerguei cores partidárias naqueles que me buscaram para contribuir, para ajudar a retirar a população do atraso a que estão condenadas há quase meio século. Essa é minha proposta de governo, uma proposta de Estado democrático e de direito dos todos os cidadãos”, resumiu Jackson Lago.

DOBRADINHA EM SÃO LUÍS





Bebeto Telles (PDT) fará dobradinha em São Luís com o professor e ex-secretário de educação da capital, Moacir Feitosa, PDT, que disputa uma vaga para Câmara Federal. Os dois oficializaram a parceria  durante  uma reunião realizada  na noite deste sábado, 24, na capital, quando apresentaram plano de trabalho para um grupo de profissionais da área de  educação que atuam na região metropolitana de São Luís.
Participaram também do evento o candidato a governador pela coligação “O Povo é Maior”, Jackson Lago, e o candidato ao Senado Federal, Edson Vidigal.
No seu discurso, Bebeto disse que lutará na Assembleia Legislativa pelo povo do Estado, pelo governo Jackson Lago e, em conjunto com Moacir, pela defesa de uma educação de qualidade. “Moacir na Câmara e eu na Assembleia encaminharemos projetos e questões que visem a melhoria da educação do nosso País e do Estado. Além disso, lutarei a favor  para que o governador Jackson Lago faça um  grande trabalho à frente da administração estadual”.
Durante a solenidade o candidato a governador, Jackson Lago ressaltou as ações no setor educacional do seu governo no período de dois anos e três meses, tempo em que esteve à frente do executivo estadual. Jackson ressaltou ainda as manifestações de apoio que vem recebendo da população nas sua andanças pelo Estado .

APOIO A EDUCAÇÃO




Durante a reunião política que oficializou sua dobradinha nesta campanha eleitoral com o ex-secretário de educação de São Luís, Moacir Feitosa, que é candidato a deputado federal, Bebeto Telles firmou compromisso com os profissionais da educação que fará do seu mandato uma bandeira de luta em prol do desenvolvimento da educação do Estado. Após a sua fala, Bebeto foi aplaudido por centenas de professores, diretores e funcionários do corpo técnico do setor de educação do município de São Luís.

A ficção das pesquisas já está nas bancas


A nova versão do velho filme das pesquisas de intenções de votos entrou em cartaz neste sábado (24) na mídia controlada pela família Sarney. A manipulação ao feitio do autor começa outra vez favorecendo Roseana Sarney (PMDB) candidata ao governo.
A manchete do jornal “O Estado do Maranhão” anuncia o enredo: ‘Roseana lidera corrida pelo governo do Maranhão’.
O roteiro do filme é recorrente e o elenco também. Até os personagens que encenam as pesquisas, ou melhor, os institutos são os mesmos. A pesquisa Escutec/O Estado apresenta a filha do presidente do Senado, José Sarney, com 50,4% das intenções de votos. O ex-governador Jackson Lago (PDT) está em segundo com 25,8%; Flávio Dino aparece com 16,8% das intenções de voto. Segundo a pesquisa, Saulo Arcangeli (Psol) e Marcos Silva (PSTU) empatam com 0,4%, enquanto Marcos Igreja (PCB) tem 0,2%. Segundo o instituto, 2% dos entrevistados disseram vota em branco ou nulo e 4,1% não souberam ou quiseram responder. Foram ouvidas 1.050 eleitores entre 19 e 22 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Tudo parecido com o longa metragem exibido em 2006 pelo mesmo sistema de comunicação.
e o mais curioso é que a matéria do jornal da família Sarney afirma que “A Escutec instituto que mais se aproximou do resultado oficial das eleições de 2006”.
Naquele ano, o mesmo instituto foi escalado para cumprir o papel de vilão. Numa das cenas exibidas, no dia 30 de setembro, aparecia o resultado da pesquisa. Nela, a filha de José Sarney, presidente do Senado, seria a vitoriosa já no 1° turno das eleições. Tal como agora anunciam.
Na época, a pesquisa Escutec, encomendada por um veículo coadjuvante do esquema Sarney, o extinto jornal “Diário da Manhã”, apontava a vitória de Roseana Sarney com 57,7% dos votos válidos. Jackson Lago (PDT) aparecia com 26,3%, Edson Vidigal (PSB) com 11,1%, Aderson Lago (PSDB) com 2,3%, Bentivi (Prona) com 0,8%, Marcos Silva (PSTU) com 0,6%, Aragão (PSDC) também com 0,6% e Saturnino (PSOL) com 0,5%.
No dia da eleição, o eleitorado maranhense disse não ao script destinado a ele pela mídia sarneísta. O suspense acabou com o resultado apresentado pela Justiça Eleitoral, cuja sinopse demonstrou a real manifestação dos eleitores. 

Fonte: Blog do Raimundo Garrone

sábado, 24 de julho de 2010

Perto do ‘até logo’, Flamengo não faz boa campanha no Maracanã



Aproveitamento é de 42%. Na campanha do título brasileiro de 2009, equipe conquistou 68% dos pontos disputados no palco preferido

Por Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
 O Flamengo irá lamentar, com razão, quando o Maracanã fechar as portas – provavelmente em agosto – visando à modernização para a Copa do Mundo de 2014. Mas enquanto pode, o time não aproveita o estádio como “casa de festas” no Campeonato Brasileiro.
Em sete jogos foram duas vitórias, com três empates e duas derrotas. O aproveitamento é baixo de apenas 42%. Bem diferente dos 68% da campanha do título nacional de 2009. No ano passado, em 19 jogos no seu palco preferido, o Rubro-Negro venceu 11, empatou seis e perdeu duas vezes.
- Não posso ficar comparando com os jogos do ano passado. Esse campeonato é totalmente diferente. Mas não podemos deixar de vencer dentro de casa porque lá na frente esses pontos vão fazer falta – disse o capitão Léo Moura.
Por enquanto, o desempenho fora do Rio mantém o time carioca na quinta posição, apenas um ponto abaixo do Inter, que abre o G-4. Mas foram poucas viagens, apenas três em dez rodadas. Nelas, o Flamengo venceu Palmeiras e Atlético-GO e empatou por 1 a 1 com o Vitória.
O próximo desafio será justamente contra o rival direto Inter, domingo, no Beira-Rio. E há uma nítida preocupação em não repetir a receita dos últimos dois jogos, quando a equipe abriu o placar, recuou e sofreu forte pressão dos adversários.
Contra o Atlético-GO deu certo, mas o empate em casa contra o Avaí (assista aos melhores momentos no vídeo acima) mostrou quão perigosa é a tática. Léo Moura apontou os erros:
- Depois do gol (marcado por Diego Maurício) começamos a rifar muito a bola e paramos de tocar. E isso não pode acontecer, até para conseguir tirar a equipe adversária lá de trás.

Campanha do Flamengo no Maracanã no Brasileiro de 2010:
Flamengo 1 x 1 São Paulo
Flamengo 3  x 1 Prudente
Flamengo 1 x 2 Fluminense
Flamengo 1 x 1 Grêmio
Flamengo 1 x 2 Goiás
Flamengo 1 x 0 Botafogo
Flamengo 1 x 1 Avaí

Relatório diz que desigualdade no Brasil é uma das maiores do mundo

 

 

O estudo das Nações Unidas compara a situação dos países em 2006. E mostra o Brasil como o sétimo pior do mundo em desigualdade social. O índice que mede essa diferença varia de zero a um. O do Brasil é 0,56.

Um relatório das Nações Unidas mostrou que o Brasil tem um dos maiores níveis de desigualdade social do mundo. Mas os números revelam também que, nos últimos anos, houve avanços para reduzir o problema.
Riqueza e pobreza lado a lado. Assim é Brasília, assim é o Brasil. A dona de casa Rita Maia tem cinco filhos e mora numa favela bem perto de um dos bairros mais nobres da capital. "É um tratamento quase desumano, é muito desigual".
O estudo das Nações Unidas compara a situação dos países em 2006. E mostra o Brasil como o sétimo pior do mundo em desigualdade social. O índice que mede essa diferença varia de zero a um. Quanto mais perto de um, pior é o nível de desigualdade. O do Brasil ficou 0,56. Na América Latina, nosso país tem o terceiro pior índice, à frente apenas do Haiti e da Bolívia.
A desigualdade social no Brasil é uma herança, passa de pai pra filho e os estudos mostram que num lugar pobre são pequenas as chances das crianças terem um futuro melhor. A tendência é que, em 30 anos, a maioria dos filhos esteja repetindo a mesma realidade vivida hoje por seus pais.
É o que mostra o relatório das Nações Unidas: 55% dos filhos ficam no mesmo nível de escolaridade dos pais. E 58% têm na vida adulta a mesma condição de renda.

Nos últimos anos, o Brasil melhorou seu índice de desigualdade, que em 2008 chegou a 0,54. Mas ainda há um longo caminho.
“Não adianta apenas você ter medidas pra reduzir a pobreza. É importante focar em medidas de redução da desigualdade como, por exemplo, você ter educação de qualidade pras pessoas que nivelem essas desigualdades que existem de uma geração pra outra”, disse o economista do PNUD, Flavio Comim.
Seu Reinaldo aprendeu com a vida que a educação é o que faz a diferença. Ele diz que não pôde estudar, mas agora tem um filho na universidade. “Eu faço pelos meus filhos o que eu não posso. Deixo de comer pra pagar o estudo pra eles”.

Fonte Rede Globo

Loterias somam mais de R$ 25 milhões em prêmios acumulados

 


Serão sorteados, neste sábado (24), R$ 9,5 milhões na Mega-Sena e R$ 6,5 mi, na Timemania.
 
BRASÍLIA - Após o resultado dos concursos desta quarta-feira (21), em que ninguém acertou as faixas principais da Mega-Sena, da Timemania e da Lotomania, as loterias da Caixa somam mais de R$ 25 milhões acumulados em seis modalidades diferentes.

O destaque fica por conta da campeã de apostas, a Mega-Sena, que está com a estimativa de prêmio em R$ 9,5 milhões para o concurso 1.199, que será sorteado no sábado (24), no Caminhão da Sorte em Ipameri (GO).

A Timemania, que agora conta com dois sorteios semanais, um aos sábados e outro as quartas, está a 27 concursos sem ganhador na faixa principal. O prêmio para o próximo sorteio já está em R$ 6,5 milhões.

Outras modalidades, que não tiveram vencedor no último concurso, foram: Dupla-Sena, que deve sortear R$ 6,8 milhões na sexta-feira (23); Lotomania, que está estimada em R$ 1 milhão para sábado (24); Lotogol, que guarda R$ 55 mil para quem acertar os cinco placares do próximo concurso e Loteca, que deve pagar R$ 1,5 milhão na próxima segunda (26).

As apostas da Lotogol e da Loteca podem ser feitas até às 14 horas de sábado (24), horário de Brasília, e os resultados saem na segunda-feira (26). Para todas as outras, as apostas podem ser feitas até as 19 horas do dia do sorteio, horário de Brasília