sábado, 24 de julho de 2010

Perto do ‘até logo’, Flamengo não faz boa campanha no Maracanã



Aproveitamento é de 42%. Na campanha do título brasileiro de 2009, equipe conquistou 68% dos pontos disputados no palco preferido

Por Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
 O Flamengo irá lamentar, com razão, quando o Maracanã fechar as portas – provavelmente em agosto – visando à modernização para a Copa do Mundo de 2014. Mas enquanto pode, o time não aproveita o estádio como “casa de festas” no Campeonato Brasileiro.
Em sete jogos foram duas vitórias, com três empates e duas derrotas. O aproveitamento é baixo de apenas 42%. Bem diferente dos 68% da campanha do título nacional de 2009. No ano passado, em 19 jogos no seu palco preferido, o Rubro-Negro venceu 11, empatou seis e perdeu duas vezes.
- Não posso ficar comparando com os jogos do ano passado. Esse campeonato é totalmente diferente. Mas não podemos deixar de vencer dentro de casa porque lá na frente esses pontos vão fazer falta – disse o capitão Léo Moura.
Por enquanto, o desempenho fora do Rio mantém o time carioca na quinta posição, apenas um ponto abaixo do Inter, que abre o G-4. Mas foram poucas viagens, apenas três em dez rodadas. Nelas, o Flamengo venceu Palmeiras e Atlético-GO e empatou por 1 a 1 com o Vitória.
O próximo desafio será justamente contra o rival direto Inter, domingo, no Beira-Rio. E há uma nítida preocupação em não repetir a receita dos últimos dois jogos, quando a equipe abriu o placar, recuou e sofreu forte pressão dos adversários.
Contra o Atlético-GO deu certo, mas o empate em casa contra o Avaí (assista aos melhores momentos no vídeo acima) mostrou quão perigosa é a tática. Léo Moura apontou os erros:
- Depois do gol (marcado por Diego Maurício) começamos a rifar muito a bola e paramos de tocar. E isso não pode acontecer, até para conseguir tirar a equipe adversária lá de trás.

Campanha do Flamengo no Maracanã no Brasileiro de 2010:
Flamengo 1 x 1 São Paulo
Flamengo 3  x 1 Prudente
Flamengo 1 x 2 Fluminense
Flamengo 1 x 1 Grêmio
Flamengo 1 x 2 Goiás
Flamengo 1 x 0 Botafogo
Flamengo 1 x 1 Avaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário