quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Governo obtém recursos para construção de novos presídios

Roseana Sarney garantiu, em audiência com ministro da Justiça, recursos para cinco presídios.
Marco Aurélio D’Eça/O Estado


imirante.com
SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney (PMDB) garantiu ontem, em audiência com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, em Brasília, recursos para a construção de cinco unidades prisionais no Maranhão. Além de garantir a revalidação do convênio para construção do presídio de Pinheiro, ela assegurou verbas também para o de Bacabal e de outras três regiões do estado, que ainda serão definidas. Os convênios serão assinados em audiência na próxima sexta-feira.
Os recursos para construção do presídio de Pinheiro foram assegurados pelo Ministério da Justiça ainda no governo José Reinaldo Tavares (PSB). No início do governo Jackson Lago (PDT), o dinheiro – cerca de R$ 8 milhões – chegou a ser depositado na conta do governo maranhense, mas o governador nunca demonstrou interesse no projeto. “O recurso acabou tendo que ser devolvido, mas Roseana conseguiu assegurar a realização de um novo convênio”, explicou ontem o secretário de Comunicação, Sérgio Macêdo.
Também foi garantida a construção de uma dessas unidades prisionais, no município de Bacabal. “Os projetos atendem ao novo conceito de garantir a permanência do preso em sua própria região de origem”, explicou Macêdo.
Novo conceito - No encontro com o ministro, Roseana garantiu ainda a construção de outras três unidades prisionais com capacidade para 240 presos cada uma. Este tipo de presídio atende aos conceitos de pequenas unidades, que têm menos riscos de rebeliões. O governo fará estudo para avaliação das regiões que melhor atendem às necessidades para construção das prisões.
Na audiência com Luiz Paulo Barreto, Roseana estava acompanhada do senador Edison Lobão (PMDB), do deputado federal Sarney Filho (PV), do desembargador Froz Sobrinho, do promotor Cláudio Cabral Marques e dos secretários Chiquinho Escórcio (Representação em Brasília) e coronel Francisco Vieira, chefe do Gabinete Militar. Ela permanece hoje em Brasília, onde tem audiência com ministros e conversas com a bancada maranhense no Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário