sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Funcionários da Funac são presos acusados de mandar matar interno


Um dos acusados, segundo a polícia, queria destituir antiga diretoria e ocupar cargo de vice-diretor da unidade
POR GABRIELA SARAIVA
Com bases em investigações feitadas pela Superintendência de Polícia Civil da Capital e pela administração interna da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), na Maiobinha, coordenada atualmente pela diretora Edilúcia Trindade, a Polícia Civil prendeu, por volta das 10h de ontem, Fernando Olímpio Araújo de Almeida, de 40 anos, e Wilson Oliveira Nascimento, de 33 anos. Eles são acusados de serem os mandantes do crime que vitimou, no dia 30 de agosto deste ano, o interno Francisco das Chagas Silva Chagas, conhecido como “Timon”, morto a chuçadas dentro da unidade.
Segundo o superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchoa, na época em que o crime aconteceu, quatro internos foram acusados de sua autoria e autuados em flagrante. Dois dias depois, o diretor da unidade, Ariosvaldo Souza, foi afastado, em consequência da morte do interno, e Fernando Olímpio, que era o coordenador da segurança interna da Funac, assumiu o cargo de vice-diretor. Tempos depois, ele acabou sendo exonerado e hoje vinha trabalhando como vigilante, fora da Funac.
De acordo com as investigações, um quinto interno, que atualmente já atingiu a maioridade, também teria participado da execução de Francisco das Chagas. Ele, que foi o responsável pelo último golpe desferido contra a vítima e que deixou uma faca cravada em seu pescoço, estaria no interior do estado e ainda não foi capturado pela polícia.
Nas investigações também foi descoberto que dias antes da morte de Francisco, Wilson e Fernando levaram os cinco internos executores do homicídio para cortar o cabelo na Cidade Operária. Eles teriam, na volta para a unidade prisional, parado num bar, onde consumiram bebida alcoólica e jogaram bilharina, momento este em que teriam planejado o assassinato.
Depois de concluídas as investigações, a polícia solicitou a prisão preventiva de Wilson, Fernando e do quinto interno envolvido no homicídio, que foi decretada pela juíza Tereza Cristina de Carvalho Mendes, da comarca de São José de Ribamar. Fernando foi preso na sua residência, localizada na Rua D. Pedro I, n° 324, Bairro de Fátima; enquanto Wilson foi detido na própria Funac da Maiobinha, durante seu trabalho de monitor interno. Wilson é morador da Rua do Fio, n° 84A, Cruzeiro do Anil.

Fonte JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário