Central de Notícias
Uma equipe comandada por inspetores sanitários da Coordenação de Inspeção da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) apreendeu meia tonelada de vísceras bovinas transportadas clandestinamente sem condições higiênico-sanitárias e sujeitas à contaminação. O transporte irregular fere as normas legais do Ministério da Agricultura.
(Foto: Divulgação)
De dez carros abordados, quatro foram autuados em flagrante por diversas irregularidades, como veículo de carroceria aberta sem qualquer proteção, falta de cadastro específico na Prefeitura de São Luís e certificado sanitário.
Para manter a cadeia do resfriamento de carne fresca funcionando regularmente em São Luís, a Prefeitura da capital, através da Coordenação de Inspeção da Semapa, mantém um grupo de médicos veterinários, acompanhando diariamente as condições de abate de animais nos abatedouros industriais. A equipe fiscaliza o resfriamento das carcaças a sete graus centígrados para eliminar micro-organismos prejudiciais à saúde humana, regulamentando e controla o transporte do produto até as feiras, mercados públicos e açougues.
Regularização da cadeia - O município de São Luís possui quatro abatedouros industriais licenciados pela Prefeitura e responsáveis pelo fornecimento de carne fresca para toda a área metropolitana da capital. Diariamente, são abatidas cerca de 600 cabeças de gado e 250 cabeças de suínos.
No primeiro semestre deste ano, a promotora da Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante, comandou uma blitz aos abatedouros, oportunidade em que constatou uma série de irregularidades. Os abatedouros foram fechados parcialmente.
Logo depois, o Ministério Público estabeleceu um prazo para que os empresários promovessem as reformas definitivas. Por outro lado, a Semapa promoveu uma fiscalização mais intensiva. De acordo com a coordenadora de Inspeção, Rosany Aranha, “o secretário Júlio França já encaminhou o relatório final de inspeção às Promotorias de Defesa do Consumidor e Saúde”.
A ação de Semapa contou com a parceria da Aged, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar do Maranhão.
As informações são da Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário