terça-feira, 29 de novembro de 2011

Caso Célia Barboza, foi Preso o marido acusado pelo assassinato

Chega as primeiras informações que o Sr. José Antonio Costa Silva, conhecido por Foto da notícia!Zezé, ex marido da Célia Barboza assassinada por volta de 1994/95 a mando do marido, fato que causou grande comoção populare o inicio da uma movimentação em defesa dos direitos da mulher que culminou na inauguração da delegacia da mulher que leva seu nome.
O marido teria sido preso pela policia rodoviária federam em Tocantins, ao consultar sua CNH foi encontrado um mandato de prisão em aberto, segundo familiares de Celha o acusado devera ser transferido entre hoje a amanhã para imperatriz.



Fonte: Rei dos Bastidores

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Tragédia no Povoado Cumaru: lavrador mata o pai e o primo da mulher dele


Uma verdadeira tragédia aconteceu no início da noite dessa sexta-feira (25) no Povoado Cumaru, município de Senador La Rocque, distante 50 quilômetros de Imperatriz.
Na ocasião, foram assassinados Floriano Bento de Moraes, 59 anos, e o sobrinho Josué Evangelista da Conceição, 38 anos, todos residentes no Povoado Cumaru, na zona rural de Senador La Rocque.
O autor do duplo assassinato foi o também lavrador Damião da Conceição Sousa, 30 anos, que se encontra internado no Hospital Municipal de Imperatriz, sob custódia da Polícia Civil. Quando receber alta, Damião da Conceição receberá voz de prisão em flagrante e será conduzido para a Delegacia de João Lisboa, onde será autuado em flagrante delito pelo delegado Jonas Marinho.
O pivô da briga, seguida de assassinato, foi a mulher de Damião, que é filha de Floriano Bento de Moraes e prima de Josué Evangelista.
Segundo informações, bastante alterado, Damião da Conceição Silva teria partido para cima da esposa Ana Francisca de Moraes, que está grávida de 8 meses, tentando agredi-la. O casal tem ainda outros três filhos. Ao tentar defender a filha, Floriano foi o primeiro a ser golpeado. Depois, foi a vez de Josué, que partiu em defesa do tio quando o viu esvaindo-se em sangue. Josué também foi golpeado mortalmente, mas ainda conseguiu contragolpear e ferir Damião.
Floriano Bento chegou a ser socorrido e colocado em um carro particular, mas veio a óbito quando se encontrava a caminho do hospital. Já Josué morreu ainda no local.

Fonte: Jornal Pequeno

Viva Cidadão inaugura unidade em Açailândia

 
Açailândia - O Viva Cidadão inaugura uma nova unidade de atendimento, terça-feira (29), às 10h, no município de Açailândia, na Região Tocantina. Até o fim do ano outras duas unidades serão entregues à população: Balsas (6/12) e Caxias (13/12). O Viva Cidadão é um serviço vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).
A unidade de Açailândia está instalada na Rua Duque de Caxias, nº 1017, Centro. Funcionará das 8h às 18h e oferecerá uma gama de serviços à população, tais como emissão de carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação, entre outros documentos.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, o Viva Cidadão é um modelo de gestão que sempre está buscando melhorar seus serviços. Em 13 anos de funcionamento, promoveu cerca de 20 milhões de atendimentos.
De acordo com Francisco Gomes, o objetivo do Viva Cidadão é estabelecer e manter novo padrão e modelo de prestação dos serviços públicos oferecendo ao cidadão atendimento de qualidade com rapidez e conforto, tudo reunido em um só espaço físico, com representações de diversos órgãos e entidades, a fim de atender à demanda de serviços da comunidade. “Estamos ampliando e fortalecendo a missão do órgão, que é oferecer a emissão de documentos e fomentar a cidadania”, frisou.
Em São Luís, há unidades do Viva Cidadão localizadas na Praia Grande, João Paulo e Shopping Jaracati. Há ainda três postos anexos, nas Maternidades Marly Sarney e Benedito Leite, na capital, e uma no município de São José de Ribamar. No interior do estado, está presente nos municípios de Imperatriz, Carolina, Presidente Dutra, São Bento, Balsas. Há unidades móveis e itinerantes que funcionam em parceria com setores municipais e outras instituições, como a Vale.
Projetos - Centrado na excelência no atendimento ao cliente, o Viva Cidadão trabalha a integração, tendo como foco a melhoria contínua dos serviços oferecidos ao público. Tem vários projetos voltados para o público como teatro, canto coral e o Rabiscando Momentos.
Na área de teatro, o Grupo Alegria e Arte do Cidadão trabalhar o stress no serviço público, melhorando a qualidade de vida e propiciando momentos de conhecimento na vida pessoal e profissional ao servidor.
Já o coral Viva Voz, que tem a presença de servidores do órgão, tem a proposta de aprimoramento da qualidade de vida dos seus componentes de forma prazerosa e estratégica. O Projeto Rabiscando Momentos estimula habilidades na área da escrita e leitura os servidores do Viva Cidadão, favorecendo a criatividade e o prazer em escrever. O Projeto já editou oito livros.
Gestão de Treinamento e Desenvolvimento dos Talentos Humanos (GDTH), oportuniza aos servidores do Viva Cidadão a formação continuada visando excelência no atendimento ao cliente e no fortalecimento da missão do Viva Cidadão. O treinamento e a capacitação dos servidores estão em consonância com Item “5” da Política da Qualidade do Órgão que favorece aos seus talentos humanos oportunidades de aquisição de conhecimentos e habilidades específicas que propiciem crescimento pessoal e profissional. (Secom)

sábado, 26 de novembro de 2011

POLICIA PRENDE DOIS JOVENS ACUSADOS DE ROUBO

Daniel da Conceição Alves 21
   Dois jovens foram presos nesta madrugada de sexta feira acusados de roubo em um mecardinho na vila Ildemar, os mesmo são acusados de roubarem mantimentos e estarem vendendo em uma seresta da vila Ildemar, Entrevistados por mim na delegacia os dois negaram as acusações.
   Os jovens são: Daniel da Conceição Alves (21) e Henry Jhonny Mendes Sousa (28)  os dois estão presos, em conversa com os dois indivíduos eles alegaram que o produto que eles estava oferecendo e de propriedade da mãe de um deles, mais especificamente da mão de Henry, o produto em questão e um pacote de arroz, Daniel da Conceição emocionado falou que o pacote de arroz que ele estava vendendo era da mãe de Henry e chorou ao comentar o caso, disse que foi preso injustamente e que é usuário de drogas e quando sair da delegacia vai mudar de vida, já o jovem Henry disse que tudo que seu companheiro de cela disse é verdade que os dois estavam em uma seresta na vila Ildemar quando foram abordados pelos seguranças do Joazinho que antes de prenderam perguntaram que eles estavam vendendo, eles inocentemente falaram que era a um pacote de arroz e alguns pacotes de feijão e nesse momentos foram agarrados pelos seguranças que chamaram a policia, porque momentos antes um mecardinho foi arrombado e produtos básicos foram levados. Daniel e Henry juram de pé junto que são inocentes e que tudo e um mal entendido. o fato e que os dois estão presos para averiguação.

Henry Jhonny Mendes Santos 28


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Polícia Civil intensifica investigações sobre morte de empresário

A Polícia Civil, através do delegado Francisco de Assis Ramos e sua equipe de investigadores, intensificou ontem as investigações para apurar o bárbaro assassinato de que foi vítima Sandes Emanuel Queiroz da Silva.
(Foto: Reprodução/O Progresso)
Assis Ramos informou, entretanto, que as investigações estão sendo mantidas em sigilo, para que não sejam atrapalhadas. “O que posso dizer é que as investigações estão bem avançadas, mas infelizmente nada pode ser divulgado, mesmo porque tudo ainda está na fase embrionária”, informou Assis Ramos.
O delegado informou também a O PROGRESSO que as imagens da câmera de segurança da agência Bradesco do Entroncamento ainda não estão em poder da polícia, porque a administração do banco disse que só poderá fornecê-las através da Justiça. Por isso, o delegado Assis já fez a solicitação. A Polícia Judiciária está trabalhando em três vertentes para a elucidação do crime.
O corpo de Sandes Emanuel foi encontrado na manhã de terça-feira (22) em um matagal a cerca de 30 km do centro de Dom Eliseu, Estado do Pará, já em adiantado estado de putrefação.
De acordo com o médico legista Anatole Borges, a morte de Sandes Emanuel foi provocada por traumatismo craniano encefálico, feito por objeto contundente. Mas o médico informou que, devido ao estado em que se encontrava o cadáver, não foi possível definir qual o objeto usado, podendo ser pauladas ou projétil de arma de fogo.
O sepultamento do empresário aconteceu nessa quarta-feira (23) pela manhã, no cemitério Jardim das Rosas. O féretro foi acompanhado por centenas de pessoas, entre parentes e amigos, que foram se despedir de Sandes. A imprensa não teve acesso ao local onde o corpo foi velado na área da Igreja de Santa Teresa D’Ávila. As imagens só puderam ser feitas do lado de fora.
Com informações de O Progresso

Policia Militar pede ao MPMA prisão dos lideres grevistas

O responsável pelo inquérito que investiga o movimento grevista da Policia Militar do Maranhão, coronel Edilson Moraes Gomes, entrou nesta quinta-feira, 24, com uma representação na Procuradoria Geral de Justiça solicitando que o Ministério Público do Maranhão requeira, junto a Justiça Militar, a prisão preventiva dos lideres do movimento.
Movimento de militares em frente da Assembleia
A solicitação foi apresentada à promotora de Justiça Militar do Maranhão, Maria do Socorro Assunção Gomes, que encaminhará a representação ao Auditor Militar do Estado solicitando a prisão dos referidos grevistas.
De acordo com a promotora, pela própria Constituição Brasileira, Artigo 142, e conforme estabelece o Artigo 24 da Constituição Estadual, a greve dos militares é ilegal, ou seja, fere a lei e o Ministério Público como fiscal da lei não pode compactuar com a situação.
O coronel Edilson Moraes e a promotora Maria do Socorro
Segundo Maria do Socorro os lideres do movimento afrontam a garantia da ordem pública e a exigência da manutenção das normas ou princípios da hierarquia e disciplinas militares, conforme o Artigo 255 do Código de Processo Penal Militar.
(CCOM-MPMA)

Fonte: Jornal Pequeno

Policiais interditam BR-010 em Imperatriz em sinal de protesto

Policiais militares e bombeiros lotados em unidades de Imperatriz e Açailândia, que aderiram à paralisação estadual das categorias por melhores salários e condições de trabalho, interditaram a rodovia Belém-Brasília (BR-010) na cabeceira da ponte sobre o riacho Cacau, no sentido Imperatriz-Brasília. A manifestação teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para a situação dos PMs no estado.
A interdição provocou engarrafamento de mais de 10 quilômetros nos dois sentidos da rodovia e inúmeras reclamações de motoristas que trafegavam no local.
Apenas ambulâncias que transportavam doentes ou com necessidades de atendimento emergencial foram liberadas pelos manifestantes. Depois de sair da rodovia, os grevistas seguiram para a porta do 3º BPM, onde fizeram novos protestos.



Fonte: Jornal Pequeno

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

HOMEM BÊBADO INVADE POSTO DE APOIO DA VIAÇÃO SÃO FRANCISCO E AGRIDE FUNCIONÁRIOS

    Na tarde desta quinta-feira(24) um homem aparentemente embriagado invadio o posto de apoio da viação São Francisco e agredido com um soco no olho um motorista de ónibus e uma cobradora com alguns empurrões, quando o mesmo motorista revidou atingindo o agressor com um capacete momento esse que o agressor foi dominado por pessoas que estava lá dentro do posto.
Jair Sousa de Oliveira 28
     Em entrevista ao comando na tv a cobradora  Adriana da Silva Sousa (19) relator que o homem invadio o ponto de apoio da viação São Francisco alegando que estava esperando um ónibus mais de meia horas e essa espera seria o motivo de tanta selvageria. Jair Sousa Oliveira(28) ao ser entrevistado por a equipe do comando na tv disse não ter feito nada e negou esta bêbado, fato esse que pode comprovar que era mentira pelo forte cheiro de cachaça, Jair agora está em um das celas de primeiro DP de Açailândia, as vítimas Adriana da Silva Sousa e o motorista Izaias ja estavam na delegacia para os procedimentos legais

Homem é morto com mais de sessenta tiros no Tibiri

POR GABRIELA SARAIVA
Joel Carlos de Oliveira, de 22 anos, conhecido como “Pipoca”, foi morto com mais de 60 tiros de espingarda, em uma área de bambuzal, dentro da fábrica de papel Alpes Celulose, localizada na Rua do Porto – Tibiri. O crime aconteceu por volta das 14h de ontem (23).
De acordo com a polícia, “Pipoca” era conhecido na região pela prática de assaltos e também seria usuário de drogas. Seu corpo foi encontrado de bruços, em uma área de difícil acesso pertencente ao terreno da fábrica de papel, com mais de 60 perfurações na região das costas.
Foto: G. Ferreira
Populares observam o corpo de “Pipoca”, morto com 60 tiros
Um vigia da fábrica, que está desativada há mais de um ano, que não quis se identificar, revelou à polícia que é comum usuários de drogas invadirem o terreno, por trás da fábrica – local onde o corpo de “Pipoca” foi achado.
Polícias do 6° Batalhão da Polícia Militar (BPM) e policias da equipe de captura do 15° Distrito Policial (São Raimundo) estiveram no local isolando a área e ajudando nos trabalhos da perícia. O caso será investigado pelo delegado Amarildo Passos, titular do 15º DP.
Joel Carlos era morador da Travessa 1° de Janeiro, n° 20 – Tibiri. A polícia não descarta a possibilidade de que o crime tenha sido um acerto de contas, diante do envolvimento da vítima com assaltos e com drogas.
Outro caso – Mais um corpo foi levado para o Instituto Médico Legal na madrugada de ontem (23). Às 3h15, deu entrada no IML o corpo de Marcos César Santos Mota. Ele estava internado no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), por ter sido atingido por tiros.

Fonte: Jornal Pequeno

TJ decide que greve dos policiais militares e bombeiros é ilegal

O TJ-MA determinou, ainda, multa no valor de R$ 200, para cada manifestante, por dia sem trabalhar.


 
TJ decide que greve dos policiais militares e bombeiros é ilegal
SÃO LUÍS - O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) decidiu, na manhã desta quinta-feira (24), que a greve dos policiais militares e bombeiros é ilegal. O desembargador Stélio Muniz determinou, ainda, multa no valor de R$ 200, para cada manifestante, por dia sem trabalhar. A informação foi confirmada pela Rádio Mirante AM.

O comando de greve ainda não foi comunicado oficialmente sobre a ilegalidade e mantém-se em vigília na sede da Assembleia junto com cerca de mil policiais militares e bombeiros.

A greve dos policiais militares e bombeiros começou na noite de quarta-feira (23), após assembleia geral da categoria. O grupo reivindica melhores condições de trabalho, reestruturação do plano de carreiras e um reajuste de cerca de 30%. O movimento grevista é por tempo indeterminado.

Em 7 de novembro, os policiais militares e bombeiros chegaram a dar início a uma paralisação por tempo indeterminado e a fazer manifestação da na frente da Assembleia Legislativa.

Contudo, após uma reunião com deputados estaduais, a categoria recuou e aceitou continuar em negociação com o governo até o dia 23 de novembro, ontem. Sem acordo, voltaram a paralisar as atividades.

Força Nacional de Segurança Pública em São Luís

Um batalhão da Força Nacional já está em São Luís para garantir a segurança da população. A tropa chegou acompanhada do diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), major Alexandro Augusto Aragon. O batalhão da Força Nacional é formado por homens de todos os Estados da Federação, fato que simboliza o pacto federativo.

Fonte: Imirante

Suicídio ministerioso em são Francisco do brejão

Açailandia – Um suicídio misterioso aconteceu por volta das 11h30min. de ontem na cidade de são Francisco do brejão. Ainda não se sabe qual o motivo teria levado o adolescente: Antonio Luis Ferreira dos Santos (16) recorrer ao suicídio por enforcamento.

Em conversa com o pai da vitima, ele nos declarou que seu filho era um rapaz tranqüilo e que sua vida era de casa para o trabalho e para escola, ele nos disse ainda que não conseguiu notar nada de anormal no comportamento filho, que aproveitou o momento em que a mãe saiu para fazer compras em um comercio perto de sua residência, para tirar a própria vida.

O caso chocou a família e população de são Francisco do brejão, que continuam se perguntando o que teria levado o jovem a cometer tal ato.

Por Antonio Marcos

Com informações de Yara Sousa

Foto/Marcone Soares

Encarregado de obra é preso acusado de participação no roubo de armas do fórum de Açailandia

 

Na época em que as armas foram roubadas, o acusado era encarregado da obra de reforma do fórum!
Açailandia – Uma operação conjunta das policias Civil e Militar, realizada na tarde desta quarta-feira 23/11, comandada pelo o major Edeilson Carvalho e o delegado regional Vital Rodrigues, culminou na prisão de três pessoas acusadas de participação no roubo de varias armas de fogo do fórum de Açailandia, ocorrido à aproximadamente dois anos, as mesas seriam peças de processo.

Foram presos: Roberto Oliveira Santos (30) e Geraldo Carlos da Silva (50). Em poder do Roberto, a policia encontrou uma espingarda calibre 16 com a numeração raspada, com Geraldo, a policia encontrou um revolver calibre 38, também com a numeração raspada e três munições intactas, arma que ele afirma ter comprado de Roberto por R$ 600,00.

Em conversa com o primeiro acusado, ele declarou que nunca foi preso antes e que as armas ele teria adquirido de terceiro simplesmente para revender.

Os dois foram apresentados no 1º distrito policial onde deverão ser autuados por posse ilegal de arma de fogo e receptação.

Por Antonio Marcos

Com informações da policia militar

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Helio Santos vence processo de cassação

 Nem um dos desembargadores pediu a cassação do deputado

O deputado federal Helio Batista dos Santos acaba de vencer o processo da cassação que o ministério Publico movia contra o parlamentar, o pleno do TRE votou e por 3 votos a favor do deputado e 2 contrários Helio mantém o mandato de deputado para continuar representando o sul do maranhão no congresso federal.
Vale ressaltar que os dois votos dados contrários ao deputado não foram pedindo a cassação e sim uma pena alternativa de três anos de inelegibilidade. sendo votos vencidos.


Fonte: Rei dos Bastidores

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ex-detento mata enteada a facadas e deixa esposa gravemente ferida

Açailandia – Mais um crime bárbaro foi registrado por volta das 19:30h da noite deste domingo 20/11, na rua são José , no distrito de pequiá em Açailandia.

Segundo testemunhas, um elemento identificado apenas como: “Genilson” ex-detento de presidente Dutra, aonde teria cumprido pena por tentativa de estupro, discutia com a companheira, identificada como: Miriam Barbosa (42) com quem vivia maritalmente, quando uma filha dela, identificada como: Claésia Barbosa (26) chegou e foi tomar satisfação, foi quando o acusado teria resolvido matar as duas a facadas.

A primeira a ser atingida teria sido “Claésia” (filha), que teve morte instantânea, a segunda vitima foi a mãe e companheira do acusado “Miriam” em quem ele desferiu quatro facadas. Ela foi levada para o hospital municipal, segundo funcionários da unidade de saúde, a mesma já foi operada e não corre risco de morte.

Motivo do crime – Segundo testemunhas, o que teria levado o acusado a cometer o crime, teria sido ciúmes, a policia civil esta investigando o caso.
 
Fonte: Antonio marcos noticias

Resumo das ocorrências da policia militar no Final de semana‏

 
Resumo das ocorrências atendidas por policiais militares da 5ª CI no final de semana, dias 18, 19 e 20 de novembro.

Sexta- feira:
18 ocorrências atendidas pela policia militar. Foram nove conduções ao DP. Duas pessoas foram presas por furtar aparelho celular; um homem foi preso por estar com carteira nacional de habilitação falsa; um homem foi preso por ameça de morte; houve um acidente de transito na avenida tacito de caldas, colisão com danos materiais sem vítimas.

Sábado:
Sete ocorrências atendidas. Uma reclamação por som alto; uma denuncia que havia um homem agredindo sua esposa.

Domingo:
Oito solicitações a central de atendimentos da policia militar. Um homem foi preso por estar com uma faca na cintura em via publica; Uma jovem foi conduzida para delegacia após ser denunciada pelo proprio irmão por estar furtando na residência do mesmo; Houveram duas denuncias de agressão à mulher pelos seus companheiros;

Homicidio: No bairro Pequiá, ontem (20/11), por volta das 18h45m, um indivíduo conhecido por Genilson, sem motivo ainda esclarecido esfaqueou duas mulheres, a senhora Mirian Barbosa, 46 anos e sua filha Claésia Barbosa 27 anos. As duas foram socorridas ao hospital municipal, porém Claésia não resitiu e morreu. Consta que Genilson mantinha relacionamento amoroso com Mirian, o acusado também e ex-detento e após o crime evadiu-se em fuga. O caso foi repassado à policia civil.

Setor de comunicação da 5ª CI Policia Militar, Açailândia.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Homem é preso depois de matar mulher em Bacabal

Depois de matar a própria mulher, Ranielly Ribeiro dos Santos, de 28 anos, na frente dos filhos, foi preso por policiais militares, durante a manhã desta segunda-feira (14), na Vila Pedro Brito, em Bacabal, Alexandre Brito Carvalho, de 31 anos. No momento do crime, o acusado estaria embriagado e sob efeito do consumo de crack.
De acordo com a delegada Clemir Reis, titular da Delegacia da Mulher e responsável pelas investigações, o crime ocorreu por volta das 23h de sábado (12), na residência do casal, localizada na Rua Santa Cataria, s/n, Novo Bacabal. Na ocasião, a vítima e o acusado ingeriam bebida alcoólica juntos, quando Ranielly resolveu sair para dar um telefonema, o que causou ciúmes no marido, dando início a uma discussão entre os dois.
Foto: Divulgação
Ranielly Ribeiro dos Santos foi morta por causa de ciúmes
Ranielly teria chamado a polícia que, ao chagar ao local, não encontrou mais Alexandre. Tal atitude teria causado mais raiva ainda no acusado que depois da saída dos militares, voltou à residência e praticou o crime. No momento do assassinato, a mulher estava com o filho do casal, de apenas um ano, nos braços, que ainda chegou a ser ferido de raspão pela faca utilizada pelo pai para matar a mãe.

Fonte:  Jornal Pequeno

Ex-detento é assassinado com dois tiros na cabeça em Açailandia

Açailandia – Mais um homicídio foi registrado por volta das 11:00h da manhã desta terça-feira 15/11 em Açailandia.


O elemento: Antonio Roberto de Sousa (23) conhecido pela alcunha de “preguinho”, se encontrava na porta de sua residência, localizada na rua “C” nº. 111, no bairro jardim de alah, quando foi alvejado com dois tiros de revolver na cabeça. A policia militar foi acionada, o sgt. Araújo e soldado Fabio, que faziam rondas no centro da cidade, ainda chegaram a prestar socorro a “preguinho”, que morreu a caminho do hospital.

Segundo testemunhas, os disparos foram efetuados por um homem que trajava calça jeans, jaqueta e capacete com viseira escura, o mesmo estava em uma moto titan de cor vermelha, cuja placa não foi anotada, pois a moto ficou estacionada à quase dois quarteirões do local do crime.

Vida pregressa - À aproximadamente seis meses, Antonio Roberto de Sousa (23) o “preguinho”, foi preso e autuado em flagrante, acusado de ter matado uma pessoa a facadas, crime ocorrido no mesmo bairro “jardim de alah”. Segundo informações, ele teria saído da cadeia recentemente.

Com informações da assessoria de comunicação da 5ª CI de Açailandia

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Grave acidente ceifa a vida de mais um Açailandense

Funcionário da Viena morre ao colidir frontalmente com carreta na BR 010

No último Sábado (12), por volta das cinco e meia da manhã, ocorreu mais um acidente na BR 010 próximo ao povoado Cajuapara. O ocorrido envolveu uma carreta de placa EKH 2007, e um veiculo Celta de placa HPJ 1745. A carreta carregada de Adubos, saiu da cidade de Santa Inês - MA, com destino a cidade de Dom Elizeu – PA. Segundo o motorista da carreta, o veículo saiu de sua faixa, vindo a colidir frontalmente com ele.



O condutor do celta, identificado como Antonio Marcos dos Santos, 26 anos, veio a óbito no local. Ele era morador do bairro Jacú e funcionário da siderúrgica Viena. Estava se deslocando da cidade de Itinga para Açailândia, onde participava da micareta Itinga Folia. Antonio Marcos deixa mulher e dois filhos.






A Polícia Rodoviária Federal está investigando as causas do acidente.
Mais informações na edição dessa sexta-feira (18) no Jornal do Maranhão

Fonte: http://www.portalma.com/

ESSE VIDEO CONTEM IMAGENS FORTE, UM LINCHAMENTO

Esse video e de um linchamento em uma cidade de Tucuruí do Pará, aparentimente esse homem que esta sendo morto e um assaltante que se passava por mototaxista...

cenas realmente fortes, não aconselhamos pessoas que tenha problemas de saúde a assistir

sábado, 12 de novembro de 2011

Motociclista embriagado vai a júri popular por mortes no trânsito no MA

Decisão determina julgamento por homicídio doloso, com intenção de matar.
Segundo denúncia, homem atropelou três em ponto de ônibus.


Do G1, em São Paulo
Comente agora
A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu levar um motociclista que atropelou três pessoas na cidade de Açailândia a júri popular por homicídio doloso, quando há intenção de matar. Duas pessoas morreram e outra ficou ferida.
De acordo com o TJ-MA, a Câmara negou recurso do motociclista que não queria ser submetido a júri. O acidente ocorreu em 2008, por volta das 22h, na BR 222. Segundo a denúncia, o homem perdeu a direção atropelando três pessoas em um ponto de ônibus.
Abordado pela polícia rodoviária, o motociclista foi submetido a teste do bafômetro, que mostrou a existência de 0,66 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões do acusado, indicando o estado de embriaguez. O máximo permitido é de 0,3 miligramas.
Segundo testemunhas, ele dirigia em alta velocidade. Em depoimento, o réu afirmou que ingeriu bebida alcoólica e que não se lembra de ter atingido pessoas.
O juiz da 1ª Vara da Comarca de Açailândia, Cândido José Martins de Oliveira, determinou o julgamento pelo tribunal do júri. "O acusado em seu interrogatório informa indicativos do dolo, dado que deliberadamente ingeriu bebida alcoólica e, deliberadamente assumiu dirigir à noite, sua motocicleta, após a ingestão de bebida alcoólica", afirmou
A decisão, divulgada nesta terça-feira (8), foi mantida pela Câmara. O relator do recurso, desembargador Raimundo Melo, entendeu que o motociclista assumiu o risco de produzir o acidente e pediu providências para a Polícia Militar, Detran e Secretaria Municipal de Trânsito para a realização de blitzs educativas e restritivas, a fim de evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas por motoristas, principalmente nos finais de semana e feriados.

Fonte: G1

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Gestantes e Nutrizes terão adicional do Bolsa-Família

O governo federal deve começar a pagar neste mês de novembro de 2011, um adicional de R$32,00 (trinta e dois reais) paras as gestantes e nutrizes, de famílias beneficiadas pelo Bolsa-Família. A exigência é que as gestantes façam os exames e o acompanhamento pré-natal. O governo federal está concluindo o cruzxamento de dados do programa de distribuição de renda com informações do Sistema de Saúde para identificar as gestantes e mulheres em fase de amamentação que serão atendidas. A previsão é que o benefício seja paga no dia 21/11. Serão quinze meses extras do pagamento:as contempladas receberão o adicional pelo período de Nov meses e após o nascimento do bebê, terão dirito a mais seis meses de repasse, a contar do registro da Criança no Cadastro Único. A Criança registrada também terá direito a um benefício variável extra. (Fonte: Portal da ANDI, 10/11/2011)

(Comentário:  Sem dúvida, um reforço e apoio importante na capacidade e habilitação da família, focada na mulher, para atender melhor a saúde e as condições de vida de bebês e crianças. É a prioridade das prioridades, na atenção à primeira infância (zero a seis anos). Embora  as críticas (negativas) sobre o “Bolsa-Família”, e que certamente aumentarão com este novo benefício às gestantes e nutrizes, é inegável o impacto e a transformação social do programa, sobretudo nos municípios economicamente desprivilegiados desse Brasil. Tem muita gente “irregular” no programa, beneficiando-se indevidamente? Tem, mas a corrupção (o “jeitinho brasileiro”) é característica nacional, de todas as classes e categorias. Sequer igrejas, judiciário, estão imunes a este câncer maligno...). Em Açailândia, onde ainda há (e muita) carência, miséria, e também milhares, nutrizes e bebês, será muito bem-vindo este adicional. (Não venham me dizer que, com esse adicional no Bolsa-Família, haverá um explosão populacional cá na terrinha...)

Com informações, Eduardo Hirata

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

STF começa a julgar validade da Lei da Ficha Limpa

Ministros questionaram constitucionalidade da lei. Julgamento deve ser retomado ainda este ano.




O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar a validade da Lei da Ficha Limpa, que estabelece critérios rigorosos para autorizar a candidatura de políticos a cargos públicos.
A Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010, veta a candidatura de políticos condenados por tribunais em decisões colegiadas por um grupo de juízes que renunciaram a mandato eletivo para escapar da cassação; que tiveram contas rejeitadas; e que foram condenados por órgãos profissionais.
Há sete meses, o Supremo Tribunal Federal derrubou a validade da lei para as eleições do ano passado. Nesta quarta-feira (9), os ministros do STF começaram a julgar ações que pedem que o tribunal declare a constitucionalidade integral da Lei da Ficha Limpa para decidir sobre duas questões polêmicas: se a lei vale para delitos cometidos antes da existência da Ficha Limpa, e se ela não viola o artigo da Constituição que diz que todos são inocentes até que tenham sido esgotadas as possibilidades de recurso.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, defendeu a constitucionalidade da Ficha Limpa. “Todos sabemos que a iniciativa legislativa, popular, decorre precisamente desse variado festival de improbidade e outras mazelas que têm caracterizado, infelizmente, nosso mundo político nos últimos anos”.
O relator das ações, ministro Luiz Fux, votou a favor da validade da lei. Mas fez ressalvas. Para ele, o político só se torna inelegível quando renuncia ao mandato depois de aberto o processo de cassação.
O ministro Fux também considera que a exigência de oito anos de inelegibilidade após a condenação deve ser deduzida do tempo entre a condenação e a sentença final. “A probidade é condição indispensável para boa administração pública e, mais do que isso, a corrupção e a desonestidade são as maiores travas para o desenvolvimento do país”.
O ministro Joaquim Barbosa pediu vista, e o julgamento deve ser retomado ainda este ano.

Fonte: Jornal Nacional

Senado aprova projeto que exige teor zero de álcool para motorista



Hoje, é permitido dirigir com até 6 decigramas de álcool por litro de sangue. 
Projeto, aprovado em caráter terminativo em comissão, segue para Câmara. 


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (9), em caráter terminativo (sem necessidade de ir a plenário), um projeto de lei que torna mais rigoroso o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) contra os motoristas que dirigirem alcoolizados. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.

A justificativa do projeto, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), diz que o texto é inspirado em proposta do Detran-ES, que prevê "tolerância zero" de álcool para condutores de veículos. O texto aprovado na comissão do Senado torna crime a condução de veículos "sob influência de álcool ou substância psicoativa". Atualmente, é permitido dirigir com até 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

O texto original previa punição no caso de "qualquer concentração de álcool ou substância psicoativa" no sangue. Emenda de redação apresentada pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO) retirou do texto a expressão "qualquer concentração". O senador disse que apresentou a emenda para "facilitar a aprovação do projeto" .

Mesmo assim, segundo a intepretação de Torres, o texto mantém a proibição de álcool no sangue para motoristas. Segundo ele, como o texto não determina um nível específico de álcool no sangue, nenhum teor é permitido.

Para o senador, a expressão "qualquer concentração" era "só um capricho" e foi removida depois que a senadora Marta Suplicy (PT-SP) questionou se um bombom com recheio de licor poderia prejudicar um motorista. "A palavra 'qualquer' era um capricho, mas fica a mesma coisa", declarou o senador. No começo de novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que dirigir com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 decigramas é crime, sujeito à detenção, mesmo que o motorista não provoque risco a outras pessoas. O entendimento está em decisão da 2ª Turma que reafirmou, em setembro deste ano, a validade da lei que tornou crime, em 2008, dirigir alcoolizado.

Pela lei, a pena para quem dirige embriagado varia de seis meses a três anos de detenção, multa, e suspensão ou proibição de obter a permissão ou habilitação para dirigir. Mas ainda há discordância sobre se dirigir alcoolizado pode ser considerado crime no caso de o motorista não ter provocado risco a terceiros.

 Outra novidade no texto aprovado no Senado diz respeito às punições aplicadas aos condutores alcoolizados. Agora, a partir de nova emenda do senador Demóstenes Torres, – também aprovada pela Comissão, no caso do condutor causar morte de terceiros, a pena subirá para 16 anos, com prescrição em 20 anos.

Atualmente, o Código de Trânsito prevê que praticar homicídio culposo (quando não dá intenção de matar) na direção de veículo automotor pode causar "detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor". Conforme a lei, no "homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de um terço à metade, se o agente

Já no caso de lesão gravíssima, diz o senador, "que resultou em aborto ou uma deformidade permanente, como a perda de um membro, isso tudo vai levar a uma pena de até 12 anos". Nos casos de lesão grave, a pena passa a ser de 8 anos.

Bafômetro 

Conforme o projeto aprovado nesta quarta no Senado, caso o motorista se recuse a fazer o teste de bafômetro, a prova pode ser obtida por testemunho, imagens ou outros documentos admitidos na legislação brasileira. "Está lá o sujeito trocando as pernas e não quer fazer teste do bafômetro.

 Então essa prova [testemunhal, de ver o motorista bêbado] substitui a prova que ele se negou a fazer", disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O relator Pedro Taques (PDT-MT) afirmou que o projeto não obriga a realização do bafômetro.

"O cidadão não é obrigado a fazer o exame de bafômetro. Não é obrigado a fazer exame de sangue, e aí a comprovação do teor alcoólico, daquela situação concreta, vai ser feita através de comprovação indireta".



Hoje, pelo código de trânsito, é considerado crime dirigir com concentração de álcool no sangue igual ou superior a 0,06 decigramas. Já o projeto aprovado nesta quarta-feira (9) prevê que não pode haver nenhuma quantidade de álcool no sangue. Mas os próprios parlamentares reconhecem que esse limite zero ainda terá que ser regulamentado.
Fonte: G1

terça-feira, 8 de novembro de 2011

STF deve alterar Lei da Ficha Limpa

Alan Marques/Folhapress

 O STF (Supremo Tribunal Federal) deve alterar na Lei da Ficha Limpa em julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade impetrada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

 O relator, ministro Luiz Fux, adiantou a seus colegas que pretende fazer um voto extenso e minucioso, analisando a constitucionalidade de cada artigo e cada inciso da lei.

 A Lei da Ficha Limpa foi aprovada pelo Congresso em 2010 e inicialmente foi aplicada às eleições do ano passado, mas depois o próprio STF decidiu que ela não poderia ter retroagido para atingir os candidatos daquele pleito.

 Agora a OAB pede que o STF se manifeste sobre a constitucionalidade de toda a lei, e também diga se ela será aplicável à eleição de 2012. Fux adiantou que deve rever alguns aspectos da lei, no que deve ser acompanhado por vários ministros.

 O blog ouviu de quem conversou com os ministros que dois dispositivos podem cair: o que permite a entidades de classes vetarem candidaturas e aquele que torna inelegível quem renunciar para escapar de cassações.

 Alguns ministros avaliam que a renúncia era uma opção a que políticos recorriam antes de a lei ser aprovada, e que, caso houvesse essa vedação, muitos que optaram por renunciar prefeririam enfrentar os processos.

Fonte:http://presidente40.folha.blog.uol.com.br

Crack começa a substituir bebidas alcoólicas, diz pesquisa



A facilidade de acesso e o baixo custo do crack estão fazendo com que a droga se alastre pelo país. Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) revela que o crack está substituindo o álcool nos municípios de pequeno porte e nas áreas rurais. Nos grandes centros, uma pedra de crack custa menos de R$ 5.

Dentre os 4.400 municípios pesquisados, 89,4% indicaram que enfrentam problemas com a circulação de drogas em seu território e 93,9% com o consumo.

O uso de crack é algo comum em 90,7% dos municípios. "Verificamos que o uso de crack se alastrou por todas as camadas da sociedade. A droga que, em princípio, era consumida por pessoas de baixa renda, disseminou-se por todas as classes sociais", aponta a pesquisa.

O custo efetivo das ações de combate ao crack e outras drogas nos municípios chega a mais de R$ 2,5 milhões. De acordo com o CNM, faltam profissionais capacitados e verbas destinadas para a manutenção das equipes e dos centros de atenção que deveriam estar disponíveis aos usuários.

O relatório mostra que 63,7% dos municípios enfrentam problemas na área da saúde devido à circulação da droga. A fragilidade da rede de atenção básica aos usuários, a falta de leitos para a internação, o espaço físico inadequado, a carência na disponibilidade de remédios e a ausência de profissionais especializados na área da dependência química são os principais entraves apontados pelos gestores municipais.

Em relação à segurança pública, os principais problemas estão relacionados ao aumento de furtos, roubos, violência, assassinatos e vandalismo. Existem ainda apontamentos em relação à falta de policiamento nas áreas que apresentam maior vulnerabilidade.

ASSISTÊNCIA

Outra questão revelada pela pesquisa é a fragilidade da rede de Proteção Social Especial e do Crea (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) que tem como objetivo trabalhar as demandas dos usuários de drogas. Estes serviços são deficitários em 44,6% dos municípios.

De acordo com a pesquisa, um dos grandes problemas é a falta de controle das fronteiras do país. "O efetivo policial é pequeno, mal remunerado e pouco treinado para enfrentar a dinâmica do tráfico de drogas." Outro fator relevante, segundo o CNM, é o papel que as indústrias produtoras de insumos utilizados para o preparo do crack desempenham. "A grande questão é a fiscalização da venda desses produtos, que atualmente é feita de maneira insuficiente."

A primeira pesquisa da CNM, divulgada em dezembro do ano passado, mostrou que 98% dos municípios pesquisados confirmaram a presença do crack em sua região.

Em abril, a confederação lançou o portal Observatório do Crack para acompanhar a situação dos municípios, com informações sobre o consumo, os investimentos e os resultados das ações de combate à droga.

Fonte: Folha de São Paulo

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Prefeito de Cidelândia é alvo de ação por irregularidades na prestação de contas


A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Açailândia ajuizou, em 19 de outubro, Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra o prefeito de Cidelândia José Carlos Sampaio. O MPMA pede a devolução ao erário municipal de R$ 919.232,15. A ação foi motivada pelo Acórdão (decisão) nº 52/2011 do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que considerou irregulares as contas de gestão do Fundo Municipal de Saúde (FMS), do exercício financeiro de 2008, apresentada pelo gestor. Interpôs a ação o promotor de Justiça Francisco Teomário Serejo Silva.

Também foi solicitada a perda da função pública do gestor, a suspensão dos direitos políticos dele pelo prazo de oito anos, o pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano, a proibição de contratar com o Poder Público, dentre outras penalidades.
Entre as irregularidades constam a realização de despesas sem processo licitatório, sem comprovantes e sem contrato de prestação de serviços. Também foi constatada ausência de demonstrativos de adiantamentos concedidos no exercício de 2008. O prefeito ainda apresentou despesas com pagamento de pessoal sem a assinatura dos funcionários na folha.
José Carlos Sampaio foi condenado ao pagamento dos valores de R$ 185.209,20, em razão das despesas realizadas sem processo licitatório, e R$ 734.022,95, por causa das despesas realizadas sem comprovação.
"Conforme apresentado os fatos, verifica-se que o demandado incorreu em ato de improbidade com prejuízo ao erário municipal", afirmou o promotor de Justiça na ação.
Termo judiciário da Comarca de Açailândia, o município de Cidelândia fica localizado a 597km de São Luís.



(CCOM - MPMA)

Dirigir bêbado é crime, decide Supremo Tribunal Federal

STF nega pedido de liberdade a motorista preso em Minas e reafirma Lei Seca

Embriaguez e volante: acidente com Honda Civic integra uma lista que inclui pelo menos outras seis colisões envolvendo motoristas alcoolizados neste ano

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que dirigir com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas é crime, mesmo que o motorista não cause danos a outras pessoas. No dia 27 de setembro, a 2ª Turma do STF negou o habeas corpus a um motorista de Araxá (MG), denunciado em 2009 por dirigir embriagado.

Apesar de o crime estar previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, o juiz de primeira instância absolveu o motorista por considerar inconstitucional o dispositivo, alegando que se trata de modalidade de crime que só se consumaria se tivesse havido dano, o que não ocorreu.

O STF, contudo, negou por unanimidade o pedido da Defensoria Pública que reivindicava o reestabelecimento da decisão inicial. O relator do habeas corpus, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou ser irrelevante se o comportamento do motorista embriagado atingiu ou não alguém.

“É como o porte de armas. Não é preciso que alguém pratique efetivamente um ilícito com emprego da arma. O simples porte constitui crime de perigo abstrato porque outros bens estão em jogo. O artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro foi uma opção legislativa legítima que tem como objetivo a proteção da segurança da coletividade”, afirmou Lewandowski.

De acordo com o artigo 306, quem conduz veículo com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior ao permitido pode ter pena de seis meses a três anos de prisão, multa e suspensão da habilitação.

Fonte: Veja

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Família denuncia estupro de estudante de 15 anos

POR VALQUÍRIA FERREIRA


O tio e o pai de uma adolescente de 15 anos – estudante da 6ª Série do Colégio Paulo 6º, na Cidade Operária – denunciaram que a garota foi dopada e estuprada por três jovens. O ato sexual foi filmado e divulgado na internet, na última sexta-feira (28). Um abaixo-assinado também está sendo divulgado pelo tio da estudante na internet (site www.peticaopublica.com.br) para levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Cartaz divulgado pela família da vítima de estupro aponta os autores
Segundo os familiares da jovem, o crime teria ocorrido na tarde do dia 4 de setembro último. A estudante contou aos parentes que foi sequestrada na porta do Colégio Paulo VI, e levada para uma casa, em local desconhecido, onde foi obrigada a ingerir bebida alcoólica misturada com uma substância desconhecida.
De acordo com o pai da estudante, que mora no Jardim Tropical, os três sequestradores estavam num Corsa Classic, e abordaram a menina por volta das 13h, obrigando-a a entrar no carro. A jovem identificou dois dos rapazes: Tyrone (que teria 25 anos) e Fernandinho.
A estudante revelou à família que só foi despertar às 18h, quando chegava à praça do Viva Cidade Operária, onde foi deixada pelos rapazes.
Outra versão – Ouvidos pelo JP, vizinhos da menina disseram, no entanto, que a estudante havia saído no 4° horário do colégio e ido, na companhia de mais duas adolescentes, a uma residência, beber com os três rapazes.
Na ocasião, uma das meninas estaria menstruada e a outra teria filmado as imagens do estupro da terceira, que foram parar na internet.
O tio da garota, Paulo Mendonça escreveu, no site Petição Pública: “Três monstros sequestraram minha sobrinha e a violentaram, e não satisfeitos ainda colocaram o vídeo na internet. No vídeo, eles riem o tempo todo, falam que querem estar na mídia, ou seja, têm certeza de que nada vai acontecer com eles. Estamos todos abalados, e não sabemos o que fazer, pois há semanas já fizemos a denúncia na delegacia, mas até deboches já escutamos por parte de pessoas da delegacia, e estamos ultrajados, sem saber que medidas tomar”.
O caso foi denunciado na Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop), no mesmo dia do crime (4 de setembro passado).
Por se tratar de um crime envolvendo uma adolescente, o JP foi à Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), na tarde de ontem, mas não foi atendida pela delegada Igliana Freitas, que estava no local.


Fonte: Jornal Pequeno

Policia militar tira de circulação quadrilha especializada em assaltos e arrombamentos

 
Açailandia – Policiais  Militares da 5ª CI de Açailandia, comandados pelo major Edeilson Carvalho, prenderam na tarde desta segunda-feira 31/10, uma quadrilha especializada em assaltos e arrombamentos.

Trata-se de: Ilanair Reis dos Santos (21), Felipe Diago Soares Silva (21), Elane Santos Mesquita (48), Welisson Moreira da Silva (19) e Welton Silva Andrade de 18 anos, todos moradores do bairro jacu.

Contra os mesmos pesam varias acusações, entre elas, assalto e arrombamento a residências e a comércios da região.

O que culminou na prisão do bando, foi o arrombamento ao estabelecimento do Sr. Pedro Paulo Ferreira Gomes (24), proprietário da loja “TOP CELL VARIEDADES” localizada na rua são Francisco no centro comercial da cidade, de onde o bando levou varias mercadorias.

O bando foi preso quando se encontrava na casa de uma “mãe de santo”, localizada na rua bom futuro no bairro do jacu.

Com os acusados a policia encontrou: 29 chips, 190 cartões de orelhão de 20 e 40 unidades e 5 aparelhos celulares. 

Depois de feito os procedimentos, todos os produtos apreendidos foram devolvidos aos seus legitimos donos.

Aguardem fotografias dos acusados!

Por Antonio Marcos