terça-feira, 31 de maio de 2011

IRÃ ENFORCARÁ 300 TRAFICANTES DE DROGAS


O Irã enforcará 300 traficantes de drogas que estão no corredor da morte, informou, nesta segunda-feira (30), o judiciário iraniano. "Para 300 condenados em crimes relacionados às drogas, incluindo aqueles pegos com a posse de pelo menos 30 gramas de heroína, foram emitidos vereditos de execução", disse o procurador-geral do Irã, Abbas Jafari Dolatabadi. 
Segundo a Anistia Internacional, o país fica atrás apenas da China no número de execuções, com pelo menos 252 pessoas mortas no ano passado. Além do tráfico de entorpecentes, também são punidos com a pena de morte os crimes de assassinato, adultério, estupro, roubo a mão armada e apostasia (negação da religião), de acordo com a Sharia, lei muçulmana, praticada desde a revolução islâmica de 1979. 
O Irã minimiza as críticas contra o seu sistema judiciário e acusa o Ocidente de usar dois pesos e duas medidas. O tráfico e o vício em drogas são um grande problema no país, que tem uma longa e porosa fronteira com o Afeganistão, a maior fonte mundial de heroína. 
Fonte: Bahia Noticias

MISTÉRIO: Homem é morto a facadas em Porto/PI



MISTÉRIO: Homem é morto a facadas em Porto/PI (Foto )
O portal "Baixoparnaiba.com" noticiou que mais um crime chocou a pacata cidade de Porto, na região norte do Piauí. Desta vez a vítima foi o senhor José Aldir Alves Pereira, 50 anos, que residia no Bairro Piçarreira e foi brutalmente assassinado na madrugada desta quarta-feira, 11, em sua residência. Natural de Matias Olímpio, a vítima a cerca de quatro meses morava em Porto com a senhora Elza Noé de 45 anos, que foi detida acusada de ter cometido o crime. Os vizinhos relataram que as brigas entre o casal eram constantes.

De acordo com o escrivão da delegacia Francisco das Chagas, a esposa da vítima alega ser inocente e disse em seu depoimento que por volta das duas horas da madrugada, dois homens encapuzados invadiram a residência do casal para roubar. Na confusão ela tentou pedir ajuda aos vizinhos e quando retornou para sua casa encontrou seu marido esfaqueado e morto no chão.

Nenhum objeto foi levado da residência e os vizinhos relataram que não ouviram nenhum barulho durante a madrugada. A acusada passou o dia detida, mas será colocada em liberdade por falta de provas. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal(IML) em Teresina.

EM TEMPO: A delegacia de Porto está há três meses sem delegado e há dois meses funciona a luz de velas, por falta de energia elétrica no prédio. Arrombamentos, furtos, tráfico de drogas e o medo gerado pela insegurança atormentam os moradores da pacata cidade.

Fonte: "Baixoparnaiba.com"


F

IMAGENS FORTES: Aposentado é brutalmente assassinado

IMAGENS FORTES: Aposentado é brutalmente assassinado (Foto )
IMAGENS FORTES: Aposentado é brutalmente assassinado

A população de Porto amanheceu chocada com um crime bárbaro que aconteceu nesta madrugada(18/02). O aposentado e comerciante conhecido como Chico Lourindo foi brutalmente assassinado a golpes de faca. Ele estava em sua residência quando o crime aconteceu.

O aposentado tinha um comércio no bairro Rua Nova, onde residia sozinho. A vítima foi degolada, retalhada e teve suas mãos e os dedos cortados.


Destacamos que há dias o blogueiro vinha chamando a atenção para a falta de segurança que reina na região do Baixo Parnaíba, onde estabelecimentos comerciais são arrombados constantemente. As drogas reinam na cidade e região. Virou até moda assaltar os ônibus da empresa Princesa do Sul que fazem linha na região.

Fonte: Meio Norte

Homem mata a avó a pauladas na BA e alega que só comia biscoito

Avó e neto moravam sozinhos em um sítio no distrito de Córrego de Tubatina.

Foto Ilustrativa


Na noite deste domingo (29), no município de Jucuruçu, a 767 km de Salvador, a aposentada Dalvina Lima Barbosa, de 82 anos, foi assassinada a pauladas pelo próprio neto, de 28 anos. As informações só foram divulgadas pela polícia na noite desta segunda-feira (30).

Segundo informações da polícia, a avó e o neto moravam sozinhos no sítio da aposentada, que fica no distrito de Córrego de Tubatina a 35 km da sede de Jucuruçu.

O homem de 28 anos matou a avó com três pauladas. Embrulhou o corpo em um lençol e enterrou no quintal da casa. Na delegacia, ele disse que matou a avó porque ela só estava lhe dando água com biscoito para comer. A polícia informou que o rapaz tem distúrbios mentais. Ele foi levado para a delegacia de Itamaraju onde deverá ser examinado.

Fonte: G1

Adepol anuncia greve da Polícia Civil por tempo indeterminado


Decisão foi tomada em assembleia geral realizada ontem (30). Greve começa às 14h da quinta-feira.

SÃO LUÍS – A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Maranhão (Adepol) anunciou, por meio de comunicado, o início de mais uma paralisação dos delegados de Polícia Civil "em virtude do não atendimento das reivindicações tendentes à recomposição salarial da categoria referente ao período 2009/2011".
A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária, realizada ontem (30). A greve, por tempo indeterminado, tem início às 14h desta quinta-feira (2).
Segundo a Adepol, a paralisação deve manter o percentual legal de atividades nas Delegacias Regionais para atendimento à população em regime de plantão extraordinário, para atendimento de todos os tipos de ocorrências.

Fonte: Imirante

Assassinado com dois tiros, homem acusado de matar professor de Educação Física

 



 (NEIDSON MOREIRA/OIMP/D.A PRESS)

Uma morte anunciada, foi isso que aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 30. Dois homens em uma bicicleta atingiram com dois tiros José Benedito Chaves Araújo, 38 anos, conhecido como "Bill preto".

A autoria do crime, ocorrido na Rua Mandarins, bairro Areinha, foi atribuída a um homem identificado apenas pelo apelido de "Chichico", em companhia de um comparsa, o "Drecs".

De acordo com José Antonio Ferreira, sogro da vítima, o autor do crime chegou a declarar, na sexta-feira passada, que Benedito não passaria do outro dia. De fato, Chichico chegou a disparar três tiros contra Bill Preto, no sábado, mas não acertou o alvo.

Ainda não se conhece a motivação do homicídio. Diversas pessoas informaram que Bill Preto e Chichico não tinham rixa, mas os dois são conhecidos no bairro por já terem cometido outros crimes.

De acordo com informações de testemunhas, que não quiseram se identifcar, era comum ele repetir que tinha uma relação de pessoas para matar, mas que não tinha decidido se, depois de completar a lista, iria acabar com a própria vida ou se entregar à polícia.

Desempregado e pai de quatro filhos, José Benedito sobrevivia realizando bicos.

Anvisa liberou, ontem, o uso da vacina contra HPV para homens




A vacina era aplicada apenas em mulheres, já que o HPV é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de colo de útero

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação da vacina contra HPV em homens de 9 a 26 anos. Até então, a vacina estava sendo aplicada apenas em mulheres, como forma de prevenção do câncer de colo de útero, já que o HPV é responsável por cerca de 90% dos casos.

De acordo com a Anvisa, novos estudos comprovaram a eficácia da vacina também em pessoas do sexo masculino. A imunização, entretanto, ainda não está disponível no sistema público de saúde, apenas em clínicas particulares.

O HPV, sigla em inglês para papiloma vírus humano, é transmitido pelo contato genital com a pessoa infectada (incluindo sexo oral) e por via sanguínea, de mãe para filho, na hora do parto. Na maioria das vezes, a infecção é transitória e desaparece sem deixar vestígios.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o HPV é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns em todo o mundo. Uma em cada cinco mulheres é portadora do vírus. No Brasil, 137 mil novos casos são registrados a cada ano.

Fonte: http://www.isaude.net

Bahia testa mosquito transgênico antidengue


Machos geneticamente modificados do 'Aedes' atuarão 18 meses em Juazeiro

Lígia Formenti - O Estado de S.Paulo

Pelas ruas de terra do bairro de Itaberaba, em Juazeiro (BA), um carro com dois pesquisadores para a cada 100 metros. Um deles desce e destampa um pote de onde saem cerca de 500 mosquitos Aedes aeypti, o transmissor da dengue. A cena se repete há três semanas e, até julho, a expectativa é de que sejam liberados 33 mil machos por semana. Depois a ação subirá para 50 mil a 100 mil mosquitos por semana.

Celso Junior/AE
Combate. Machos transgênicos devem competir pelas fêmeas com espécimes selvagens e gerar filhotes que morrerão cedo

A "pulverização" de mosquitos foi repetida 22 vezes na tarde de quinta-feira retrasada. O ritual faz parte de um projeto científico que gera expectativa na administração pública da saúde. "Se der o resultado esperado, podemos reduzir de maneira expressiva os números da dengue", avaliou o coordenador do projeto, Danilo Carvalho.

"Não há dúvida de que o projeto é promissor", afirmou o diretor do Complexo Industrial e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde, Zichy Moyses.

A chave dessas esperanças está no mosquito solto no ambiente: é uma espécie transgênica que produz filhotes que morrem antes de chegar à vida adulta, quando podem transmitir a dengue. Na prática, a ciência patrocina o sexo entre mosquitos que geram filhotes incapazes de espalhar a doença. O ideal é que haja dez machos transgênicos para cada macho selvagem.

A estratégia é semelhante à usada em outras parte do País para combater a drosófila, a mosca da fruta: machos estéreis são liberados para disputar com a espécie selvagem a oportunidade de cruzar. Para o macho de laboratório ficar estéril, ele é exposto a radiação - o que não se consegue com o Aedes aegypti. "Por isso recorremos à técnica transgênica", diz a coordenadora do projeto, Margareth Capurro, bióloga da Universidade de São Paulo.

Desenvolvido na Universidade de Oxford, o mosquito transgênico carrega material genético da drosófila. Em laboratório, são alimentados com ração de peixe e, para fêmeas adultas, sangue. Na fase de ovos, todos recebem tetraciclina, o que permite completar o ciclo de vida - o que não ocorre no ambiente.

As fêmeas, as únicas que picam os humanos e transmitem o vírus da dengue, ficam em laboratório para novos cruzamentos. Para que não haja risco de serem liberadas, são adotadas duas medidas de segurança. A primeira separação ocorre num túnel escorregador em forma de funil. Como as fêmeas são maiores, não ultrapassam uma certa faixa da descida. Há outro processo de separação, desenvolvido pela Oxitec, empresa incubadora da Universidade de Oxford. "Depois, é feito um controle de qualidade com lupas e microscópio", explica Andrew McKeney, técnico da Oxitec que está no Brasil para acompanhar a pesquisa.

Cinco bairros. Liberado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança em dezembro, o trabalho em campo teve início em fevereiro. Na primeira etapa, foram feitos lançamentos menores, para avaliar o comportamento do mosquito de laboratório no meio ambiente. Foram checadas a distância que o mosquito era capaz de percorrer e sua capacidade de sobrevivência.

A experiência ocorrerá por 18 meses em cinco bairros de Juazeiro. A escolha do local, diz Margareth, foi facilitada pela proximidade com a Biofábrica Moscamed, entidade ligada ao Ministério da Agricultura que já produzia moscas estéreis.

Fonte: www.estadao.com.br

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO

COMANDO DO POLICIAMENTO DE ÁREA DO INTERIOR CPA I/3
5ª COMPANHIA PM INDEPENDENTE
Nota à Imprensa


.

         DADOS INFORMATIVOS
Tipo de Ocorrência
PRISÃO DE TRAFICANTES
Local
BR 222, PEQUIÁ (PRÓXIMO AO POSTO PEQUIÁ)
Data
25 DE MAIO DE 2011
Hora
00:34 HORAS
Vítima(s)

Acusado(s)
LINDOMAR DA SILVA, 28 ANOS VULGO (RATINHO) MORADOR DO PEQUIÁ EM ACAILANDIA E LANDRO FERREIRA DE SOUSA, TAMBÉM MORADOR DO PEQUIÁ EM ACAILANDIA
Testemunha(s)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Tipo de Arma(s)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Outros (veículos)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

RELATO
                        
Lindomar da Silva o Ratinho
Leandro Ferreira de Sousa
                         

    Policiais Militares da 5ª CI realizam operação policial no Pequiá com objetivo de combater o tráfico de drogas naquele bairro. Ontem por volta da meia noite, uma guarnição policial militar composta pelo Cabo Sebastião, Soldados Uendice, Claudimar e Emanuel, quando faziam rondas e abordagens no pátio de um posto de gasolina, perceberam dois indivíduos suspeitos, quando fizeram revista aos mesmos foi encontrado uma grande quantidade de maconha e CRACK, alem de uma quantia de R$ 143,00 divididos em notas de R$ 5,00, R$ 2,00 e moedas de R$ 1,00, característica de dinheiro usado no comercio ilegal de drogas. Os acusados são Lindomar da Silva, vulgo “Ratinho”, 28 anos, morador da Avenida João Castelo no Pequiá e Leandro Ferreira de Sousa, morador da Rua Senador José Sarney, Pequiá. Consta que o “ratinho” já tem passagem pela policia por tráfico de drogas. Os acusados foram entregues no 1º Distrito Policial para serrem autuados por tráfico de drogas.



Major Edeilson Carvalho
Comandante da 5ª CI

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ADOLESCENTE MATA IRMÃO COM 60 FACADAS E DEPOIS APEDREJA O CORPO.



Na manhã do último domingo (23/05), uma briga entre irmãos acabou em Tragédia, no município de Gandú a 130 km de Itabuna. Segundo informações policiais, Gilvan Correia dos Santos, de 24 anos, foi atacado pelo irmão de 17 anos com 60 golpes de faca e, após esfaquear o irmão, o adolescente jogou uma pedra de aproximadamente 40 quilos na cabeça da vítima que morreu no local.
De acordo com familiares, o motivo da briga teria sido ameaças de morte entre eles. Depois que eles discutiram, Gilvan pegou uma faca tipo peixeira e tentou atingir o irmão mais novo, que durante luta corporal conseguiu tomar a faca de Gilvan.
O menor fugiu e está sendo procurado por policiais da delegacia local. O crime aconteceu próximo a residência dos envolvidos que morava com a mãe. A vítima possui passagem pela polícia por envolvimento com tráfico de drogas, roubo e tentativa de homicídio. Informações Ubaitaba Urgente. 
ATENÇÃO: Fotos proibidas para menores e pessoas sensíveis!








ilustração de Caim e Abel


Foi decretada a prisão preventiva do estuprador de menina de 3 anos

Adriano Mendes foi o amigo que Ana Patricia deixou em sua casa na Vila da Paz, zona Sul de Teresina, para ir a uma seresta às 2h de domingo

 
O juiz Almir Abib Tajra Filho da 7ª Vara Criminal decretou hoje a prisão preventiva de Adriano Mendes de Oliveira, nascido no dia 10 de abril de 1980, residente da rua 15 (Rua Cantor Cazuza) nº 3171, Vila da Paz, bairro Três Andares, em Teresina-PI, acusado de ter estuprado covardemente uma menina de três anos na madrugada de domingo (01/05), o acusado permanece preso desde quarta-feira (18/05). E a impunidade da menina estuprada chega ao fim.


A menina de iniciais M.E, de apenas 3 anos, foi estuprada dentro de sua casa na Vila da Paz, zona Sul de Teresina, após ser deixada sozinha por sua mãe. A criança foi submetida a uma cirurgia na maternidade Dona Evangelina Rosa para reconstruir sua vagina que foi bastante danificada ao sofrer o estupro. "Com muitas dores a criança passou o dia dopada por analgésicos para suportar as dores da cirurgia re reconstrução vaginal", afirmou a balconista Nainha Araújo.

Adriano Mendes foi o amigo que Ana Patricia deixou em casa para cuidar da menina, para que ela fosse à uma seresta as 2h de domingo (01/05). Suspeito de ter estuprado a menina, Adriano disse para a polícia ter saído da casa para procurar Ana Patrícia que estava na seresta e não sabia como fazer a menina parar de chorar e quando voltou à residência ela não se encontrava mais.

Pouco tempo depois a criança foi encontrada estuprada, abandonada e usando uma camisa masculina nas proximidades do Parque Rodoviário

Fonte: Meio Norte

Poluição de siderúrgica provoca transferência de povoado no MA


Cerca de 300 famílias que moram cercadas por cinco siderúrgicas e uma termoelétrica no povoado Piquiá de Baixo, em Açailândia (MA), conseguiram ontem um acordo para serem reassentadas em outra área.
Na semana passada, foi divulgado um estudo feito com moradores de Piquiá e do assentamento Califórnia, também em Açailândia, que mostrou que a poluição do ar e a fumaça constantes geradas por siderúrgicas e carvoarias provocava danos ao ambiente e à saúde de moradores.
Uma cópia do estudo, realizado pela ONG Justiça Global, FIDH (Federação Internacional de Direitos Humanos) e rede Justiça nos Trilhos, foi entregue ao Ministério Público do Maranhão.
Ontem, a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, mediou um acordo entre os envolvidos. Na reunião, ficou acertado que a Prefeitura de Açailândia vai desapropriar uma área de 38 hectares escolhida pelos moradores para o reassentamento. A desapropriação será custeada pelo Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão

Fonte: Jornal Pequeno


 

ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO

COMANDO DO POLICIAMENTO REGIONAL / 3
5ª COMPANHIA PM INDEPENDENTE

Nota à Imprensa

         DADOS INFORMATIVOS

Tipo de Ocorrência
Homens presos em São Pedro da Água Branca por porte ilegal de arma
Local
São Pedro da Água Branca
Data
22 de Maio 2011
Hora
10h30minhs
Vitima(s)

Acusado(s)

Testemunha(s)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Tipo de Arma(s)
Revolver Calibre 38 Marca Taurus
Outros (veículos)

Objetos apreendidos
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Descrição do Fato




Policiais Militares da 5ª CI lotados no Destacamento Policial Militar na cidade de São Pedro da Água Branca receberam denuncias de populares que havia dois homens em um veículo gol em atitudes suspeitas na Rua Mario Andreasa no Centro da cidade. Uma Guarnição policial composta pelo Sargento Emival, Cabo R. Melo, Cabo Soares e Soldado Alberto, passou a fazer diligencias no intuito de averiguar os suspeitos. Quando localizados os suspeitos, que se tratam de Alcir Luiz Lemos de Moraes, 42 anos e Evanio Santos Dias, 32 anos, ainda tentaram  evadir em fuga por uma rua, abandonando o veiculo, porem foram detidos pelos policiais, que ao efetuar revista nas pessoas e no veiculo foi encontrado um revolver calibre 38 com seis munições e duas facas. Os suspeitos, que afirmam residir na cidade de Bom Jesus do Tocantins – PA foram apresentados na delegacia de policia de são Pedro da Água Branca para providências.    





__________________________________
MAJ QOPM – EDEÍLSON DE CARVALHO

MT DA 5ª CI

Fonte: PM Açailândia

terça-feira, 24 de maio de 2011

CRUELDADE! ADOLESCENTE É ESTUPRADA E MORTA, E TEM CORPO DILACERADO E OLHO ARRANCADO.

 


JOYCE SOUZA DA SILVA, 13 ANOS, APÓS SAIR DO SHOW DO CANTOR MATOS NASCIMENTO NO SÁBADO (21) EM MAIQUINIQUE FOI ESTUPRADA, TEVE OS ÓRGÃOS GENITAIS CORTADOS COM UMA FACA, O OLHO ESQUERDO ARRANCADO E O CORPO PERFURADO.

Joyce
ITAPETINGA AGORA - JOYCE SOUZA DA SILVA, a JOYCINHA, 13 anos,  filha de Edvaldo Brasil da Silva e de Dona Almerinda de Jesus Souza, moradora da Rua Argemiro José da Silva, Bairro Tiradentes em Maiquinique na noite de sábado (21) se encontrava em um show gospel do Cantor MATOS NASCIMENTO na Praça principal da cidade.
Segundo informações da família JOYCE se encontrava com uma amiga no evento, e ao sair do show ela foi perseguida e morta, seu corpo foi encontrado jogado em uma vala de um antigo córrego, nas proximidades do Campo de Futebol Miguel José Cordeiro. O corpo semi-nú apresentava sinais de estupro e estrangulamento, os órgãos genitais foram cortadas com um instrumento cortante, perfurações na cabeça e em grande parte do corpo também foram encontradas. O olho esquerdo da criança foi arrancado e não foi encontrado pela polícia.
Joyce era aluna do 7º ano do Centro Educacional Municipal Nataniel Souza Silveira, localizado no centro da cidade. A notícia do estupro e morte da estudante chocou os estudantes do colégio.
OS GRITOS DE SOCORRO E A OMISSÃO DE ALGUNS
Familiares da criança afirmaram que alguns vizinhos viram o momento em que Joyce gritava por socorro, e
mesmo assim não ajudaram a menina ou mesmo chamaram a Polícia. 
Isso deixou à todos nós do Itapetinga Agora EXTREMAMENTE chateados, demonstrou o quanto estamos imersos na individualidade e no egoísmo. É bom que todos parem e pensem, e se fosse com você? E se fosse com o seu filho? Que cultura mediocre é essa que vivemos no Brasil, onde as pessoas ignoram o problema dos outros! As pessoas se esquecem de ajudar o próximo na dificuldade, mal sabem elas que também podem precisar de ajuda.
SUSPEITOS
Segundo familiares a menina vinha sendo perseguida por um rapaz de 19 anos, o mesmo queria de todas as maneiras que ela namorasse com ele, e ela o rejeitava, por esse motivo ele a ameaçava. A mãe da menina ainda aconselhou o jovem que esquecesse sua filha. Na noite da morte testemunhas afirmaram que ele queria levar a menina para casa. O suspeito do estupro e morte da adolescente tem 19 anos e se encontra preso  para averiguação no Complexo Policial de Itapetinga
O corpo da jovem foi trazido para Itapetinga, onde após guias, foi conduzido para o IML da cidade de Vitória da Conquista. Na noite do domingo ele retornou para Itapetinga onde, após ser preparado para velório na PAX PERFEIÇÃO, foi reconduzido para Maiquinique onde está sendo velado.
Nota Itapetinga Agora: Em respeito à trágica morte dessa criança evangélica não iremos postar fotos do corpo.
Texto/foto: Tiago Bottino J. Brige
 
Fonte: Itapetingaagora

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Identificados os dois homens enforcados na Vila Maranhão

Os dois homens cujos corpos foram encontrados no sábado, na comunidade Mãe Chica – área da Vila Maranhão, zona rural de São Luís -, foram identificados ontem por familiares no Instituto Médico Legal (IML). São duas pessoas da mesma família: Antônio Carlos Macario Sousa, de 44 anos, e Domingos Macário Sousa, de 47 anos. Eles moravam na Rua J, Quadra C, casa 13, na Vila Ivar Saldanha.
Foto: G. Ferreira
Removedores do IML desamarram o corpo encontrado pela manhã
As duas vítimas foram mortas por enforcamento, com o uso de fios de náilon; e tinham os pés e as mãos amarrados com fita adesiva. Policiais militares estiveram nos locais dos achados e suspeitaram que os homens tenham sido assassinados em outro lugar e os cadáveres desovados ao mesmo tempo.
O primeiro corpo foi achado por volta das 6 horas da manhã de sábado, por populares, em uma área de matagal e não era de nenhum conhecido dos moradores da Vila Maranhão. Ao lado do cadáver e na roupa que o homem vestia não havia documentos de identificação.
Segundo os peritos do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), o homem possuía cabelos lisos, calvo, tinha várias tatuagens pelo corpo, entre elas um desenho de uma cobra no braço esquerdo. Ele trajava bermuda jeans rajada, camisa preta e estava com um tênis branco.
A polícia técnica e removedores do Instituto Médico Legal (IML) foram acionados e removeram a vítima por volta das 9h30. No corpo, não foram detectadas marcas de arma branca e nem de tiros.
Segundo achado – O segundo achado, feito por um vaqueiro, ocorreu por volta das 14h30, às margens da BR-135/Vila Maranhão, também na ocupação Mãe Chica – numa distância de 250 metros de onde estava a outra vítima. O homem também não possuía documentos e foi morto da mesma forma, enforcado com fios de náilon e possuía as mãos e pés amarrados com fita adesiva. Este ainda teve suas mãos e pés puxados para trás com o mesmo fio que estava em seu pescoço.
Foto: G. Ferreira
O segundo corpo, achado pela tarde, também tinha pés e mais amarrados
Segundo informações prestadas à polícia pelo vaqueiro, que não teve o nome revelado, o corpo estava enrolado em um tapete. Ele disse que quis levar o tapete para casa; mas que, quando puxou, viu uma das pernas da vítima.
Os peritos do Icrim informaram que, devido ao grau de rigidez do corpo, já poderia fazer mais de 24 horas que o corpo havia sido deixado naquele local. Eles suspeitam que as mãos e pés da vítima tenham sido amarrados para trás a fim de que o cadáver coubesse dentro da mala do carro usado pelos autores do crime.
Policiais do 1° BPM estiveram no local para colher as primeiras informações. Os militares constataram que nada foi levado da vítima, que carregava cordão, relógio, pulseira e anel. Assim como o outro homem, ele trajava bermuda jeans, estava de camisa listrada e tênis preto. Os policiais acreditam que os dois corpos tenham sido jogados na Mãe Chica pelas mesmas pessoas, e no mesmo horário.

Fonte: Jornal Pequeno

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA EM MEMÓRIA DE MARIA MARTA


Foi uma sessão especial, a da noite da quinta-feira, 19/05. No “Dia Municipal de Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil”, instituído pela Lei n.º 273/2007, a Câmara Municipal de Açailândia-MA homenageou MARIA MARTA SILVA BEZERRA, a adolescente, então com dezessete anos, vítima de uma barbárie em agosto de 2004.
A senhora Maria Madalena, mãe de MARIA MARTA, por iniciativa da Vereadora Maria de Fátima Silva Camelo, compareceu à sessão legislativa, e a convite do Vice-Presidente, no exercício da Presidência, “Junior Meu Garoto”, compôs a mesa diretora dos trabalhos.
A Vereadora Fátima Camelo também é a autora de um projeto de lei  que homenageará MARIA MARTA no âmbito municipal, tornando-a símbolo da luta contra o abuso e a exploração sexual de Crianças e Adolescentes, e perpetuando sua memória, para que Açailândia não esqueça jamais de que foi vítima de uma violência inominável, pois           “esquecer é permitir, lembrar é combater”...

Nos seus pronunciamentos, também a vereadora Arlete Cutrim de Oliveira e os Vereadores Márcio Anibal, Fábio Pereira, “Canela”, Fátima Camelo e o Presidente em exercício “Junior Meu Garoto” mencionaram MARIA MARTA, cumprimentaram e solidarizaram com a senhora Maria Madalena e família, ali representada por outra filha.
O Presidente do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Siley Elcen Santos, em nome de todo o SGD/Sistema de Garantia de Direitos e da rede de atendimento, parabenizou a Câmara de Vereadores pela justa homenagem à memória de MARIA MARTA , enfatizou a Lei n.º 273/2007, aprovada pela Casa de Leis e sancionada pelo Prefeito Ildemar Gonçalves em 2007, relatou o andamento das atividades da “Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, que acontece nesses dias 16 a 20 (encerrando nesta sexta-feira,20/05,  partir das 1500 horas, na Praça do Mercado, com a  Caminhada Ampliada) e falou da realidade da violência sexual contra Crianças e Adolescentes, admitindo dificuldades na sua prevenção e combates, mas destacando que tivemos avanços e que  muito ainda precisa se fazer.

(Mais sobre a sessão da Câmara na noite de 19/05, nas próximas edições)

Eduardo Hirata

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Açailândia atenção: Oxi avança pelo país e polícia registra apreensões em 12 estados e no DF

Polícias aguardam confirmação da presença da droga no RJ, RO e PI.
No Acre, delegado fez primeira apreensão há 17 anos.

Tahiane Stochero* Do G1, em São Paulo
 
Levantamento realizado pelo G1 junto à Polícia Federal e às polícias civis estaduais aponta que pelo menos 12 estados e o Distrito Federal já registraram apreensão de oxi (veja mapa), a nova droga que avança no país feita com a mistura de pasta base de cocaína com substâncias químicas, como cal, querosene e ácidos. Três estados (Rondônia, Piauí e Rio de Janeiro) ainda aguardam resultado de perícia técnica para confirmação da substância.
mapa do oxi (Foto: Arte G1)
No Norte, por onde a droga entra no Brasil através da Bolívia e Peru, o oxi já vem sendo amplamente usado nas ruas há pelo menos dois anos, segundo delegados. “Fiz uma apreensão de 17 quilos de oxi há 17 anos no meu primeiro mês na polícia”, diz o delegado Silvano Alves Rabelo, da Polícia Civil do Acre.

Segundo ele, a droga avançou no estado, principalmente na capital, Rio Branco, com usuários que a adquiriam achando que se tratava de crack. “A olho nu, o oxi é igual ao crack. Além disso, ambas as drogas são consumidas da mesma forma.”

Os estados do Acre, Pará e Amazonas são os que primeiro registraram a presença do oxi. Desde o início de 2011, porém, a droga tem sido encontrada pela polícia nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As maiores apreensões ocorreram em São Paulo, onde o Departamento de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, apreendeu mais de 6 mil pedras. No Acre, o oxi é encontrado com maior grau de pureza e as pedras são vendidas por valores entre R$ 2 e R$ 5, segundo o delegado Maurício Moscardi, da Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE) da PF. Pelo mesmo preço as pedras estão sendo vendidas na Cracolândia, região central de São Paulo.
“Apreendemos a droga muito na forma bruta, ainda nem oxidada, muitas vezes é cocaína com pureza de até 60% que entra pela fronteira sem sofrer processo químico”, diz Moscardi. A última grande apreensão no Acre foi de 12,8 quilos na forma bruta, que renderiam até 12.800 pedras de oxi. “Cada pedra, normalmente, tem um grama”, afirma.

Segundo o delegado, há relatos de que indígenas da região estejam consumindo o oxi, mas a informação não foi confirmada pela polícia. Moscardi acredita que o avanço recente da droga no Sudeste deve-se ao aumento da produção na Bolívia e no Peru.

“Zonas produtoras de coca estão aumentando e encaminhando cada vez mais para o Brasil, principalmente por Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso do Sul, que são as portas de entrada para o oxi se espalhar pelo país”, diz o delegado da PF.
Em São Paulo, a droga é apreendida com baixo grau de pureza e bastante diluída em produtos como carbonato de cálcio e querosene. “Mas os traficantes estão cada vez mais acrescentando outras substâncias, como ácido sulfúrico, ácido bórico, até rejunte de azulejo, para fazer render a droga até três, quatro vezes mais”, diz o delegado Clemente Calvo Castilhoni Júnior, do Denarc.

“O oxi apreendido em São Paulo é um crack de péssima qualidade, com menos cocaína e menor grau de pureza. Os usuários acham que é mais forte que o crack, mas, pelo contrário, o efeito dele é menor, mas mais destrutivo, porque está refinado. A saúde da pessoa é que sai bem mais prejudicada”, acrescenta Castilhone. No interior do estado, traficantes chegam a vender a pedra de oxi até por R$ 10.
Preso suspeito de traficar Oxi na Bahia (Foto: José Bispo)Pedra de oxi apreendida na Bahia (Foto: José Bispo)
A Polícia Civil já localizou laboratórios para produção de oxi em Heliópolis, na Zona Sul da capital, e em Ibiúna, Valinhos, Atibaia e Jundiaí. “Os pequenos traficantes fazem oxi até em balde, misturando de tudo, desde adrenalina, até cafeína e anestésicos, como cloridrato de lidocaína e a benzocaína”, acrescenta Castilhoni.
Apesar das recentes apreensões de oxi em quilo, ainda em pasta bruta, em Mato Grosso do Sul e Paraná, a droga que chega a São Paulo, segundo o delegado, é procedente da Bolívia. Questionado sobre o porquê de ainda não ter chegado ao Rio de Janeiro, ele negou ter conhecimento de que uma ou outra facção criminosa tenha decidido ou não vender o oxi.
Na quarta-feira (18), 18 pedras de entorpecente que podem ser oxi foram encontradas em uma colônia de pescadores de Niterói, na região metropolitana do Rio. O material foi levado para o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) para ser periciado “Ainda não temos nenhuma informação confirmada de oxi no Rio. Há algumas apreensões suspeitas, mas ainda estamos avaliando. O material está passando por perícia”, diz o chefe da Divisão de Combate às Drogas da Polícia Civil fluminense, Pedro Henrique Medina.
Entre maio e abril, vários estados, entre eles Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, anunciaram ter feito a primeira apreensão da droga, sempre em pequenas quantidades, de até um quilo ou menos de algumas dezenas de pedras, segundo a polícia. No Nordeste e em Santa Catarina, onde o oxi ainda não chegou, a polícia está preocupada e atenta para mudanças de perfil dos usuários.
Delegados ouvidos pelo G1 comentaram que há demora na confirmação de que a droga apreendida é mesmo oxi, pois é necessária perícia técnica especializada na droga que, além de demorada, muitas vezes inexiste nos estados.
* Colaborou Laura Brentano
Fonte: G1

Homem ataca passageiros de ônibus com uma faca em Caxias

4 passageiros tiveram que ser atendidos com cortes nas pernas, braços e pescoço.
 

     
Passageiros viveram momentos de terror dentro do ônibus em movimento

Hebert Fidélis / O Agressor
Um das passageiros atingidos
com um corte na mão
     Três passageiros  foram atingidos com golpes de faca desferidos por Hebert Fidélis Monteiro de 63 anos. O atentado aconteceu dentro de um ônibus da empresa Guanabara que viajava de Teresina à São Luís. O homem teria embarcado na capital piauiense e fazia a leitura de uma Bíblia em sua poltrona. Na BR 316, nas proximidades do povoado descanso, no retorno que dá acesso à Coelho Neto, Hebert Fidélis levantou de sua poltrona e começou os ataques. Depois de ferir alguns passageiros, o agressor desceu do ônibus e foi imobilizado por outros passageiros que não tinham sido feridos ainda. 16 passageiros viajavam junto com o idoso e estranharam o seu repentino descontrole, jogando a Bíblia que estava lendo no chão e iniciando as agressões.
As marcas de sangue ficaram
 espalhadas no interior do ônibus
     Por sorte, ninguém ficou ferido gravemente, apesar de terem sido atingidos com cortes nos braços, pernas e em um caso mais grave um dos passageiros foi atingido no pescoço mas passa bem. Todos foram levados para o hospital em Caxias e em seguida acompanhados de uma viatura da PM prestaram depoimento no 1ª Distrito Policial no Centro da Cidade. O agressor desmaiou ao chegar à Delegacia e apresentava um comportamento de confusão mental. 
     A guarnição da PM comandada pelo Tenente Torres apresentou Hebert Fidélis ao Plantão policial, ele ficou detido e irá responder por tentativa de homicídio. O ônibus seguiu viagem com os outros passageiros e toda a confusão chamou a atenção das pessoas que transitavam no centro da cidade no final da tarde,  uma grande multidão se formou em frente ao DP.



Fonte: Portal do Maranhão