quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Novo matadouro público de Açailândia já está quase pronto para inauguração


O município de Açailândia está localizado na região da Pré-Amazônia, Estado do Maranhão, no entroncamento das BRs 010 (Belém-Brasilia) com a BR 222, limitando-se ao Norte com o município de Itinga do Maranhão, ao Sul com o município de São Francisco do Brejão, ao Leste com o município de Bom Jesus das Selvas e a Oeste com o município102_0688 de Cidelândia, na região de forte vocação pecuária de produção de gado de corte e de leite, atendida pela Agência de Desenvolvimento do Nordeste ADENE e Agência de Desenvolvimento da Amazônia ADA, e ainda é cortada pela estrada de ferro Carajás.
A população de Açailândia é de aproximadamente 100.017 habitantes, conforme publicação do IBGE em julho de 2008 e, deste total 78% residem na Zona Urbana e 22% na Zona Rural. Sua extensão territorial é de 5.806Km².O município de Açailândia, como os demais municípios da região, passou pelos diversos ciclos que marcaram o desenvolvimento regional, como o ciclo do arroz, o ciclo do ouro (Serra Pelada), o ciclo da madeira e, finalmente o ciclo da pecuária, tornando-se o município possuidor do maior rebanho bovino de corte do Estado do Maranhão, não só em número de cabeças, mas também na qualidade do seu rebanho da raça nelore. Os de102_0686mais ciclos passaram mas o ciclo da pecuária permanece, cresce, desenvolve e se aperfeiçoa a cada dia.
As principais atividades econômicas do município atualmente são: a pecuária de corte em grandes fazendas, a pecuária leiteira, exercida, principalmente por pequenos e médios criadores, um pólo industrial de beneficiamento de ferro gusa além de um pólo de distribuição petrolífera. Lamentavelmente o matadouro público municipal de Açailândia se encontra totalmente obsoleto, em péssimas condições de funcionamento e totalmente fora de lugar, pois está localizado no perímetro urbano, em área residencial, oferecendo riscos físicos e sanitários para as pessoas que residem nas circunvizinhanças, sem contar com o odor desagradável que infecta o ambiente. Mesmo neste ambiente impróprio, são abatidos diariamente cerca de 75 reses bovinas e 30 animais entre suínos e caprinos. Portanto, tínhamos a necessidade urgente da construção de um matadouro municipal em área afastada da cidade e que ofereça segurança a quem trabalha na atividade da102_0687matança de animais para abastecimento do consumo interno.
Com a construção do matadouro que ofereça condições necessárias para atendimento da demanda de abatimento de animais, os governos federal e municipal estaão  proporcionando melhores condições de segurança alimentar e nutricional a toda a população do município de Açailândia.
Para tanto foi acinado um convenio com o governo federal na ordem de R$ 1.041.667,00 para a construção do prédio do novo matadouro e Outro convênio assinado com o Governo Federal através do Ministério da Agricultura, também com financiamento da Caixa, na ordem de três milhões, para a aquisição de equipamento de produção em larga escala do novo matadouro público municipal que está sendo construído pela Prefeitura e está em fase de conclusão quase pronto para ser inalgurado.

Fonte: Rei dos bastidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário