Na manhã da última sexta-feira, 16 de agosto de 2024, a Polícia Militar do Maranhão, através do 26º BPM, foi acionada para atender uma ocorrência de invasão de domicílio e furto em uma residência localizada na Rua J, no Jardim Alah, em Açailândia. A equipe policial, composta pelo CB PM Gilzilane e SD PM R. Pereira, sob o comando do ST PM Valdimar, deslocou-se rapidamente ao local após ser informada via COPOM de que um indivíduo, visivelmente alterado, havia invadido a casa de sua ex-namorada, quebrando objetos e proferindo ameaças contra ela, o dono da casa, sua esposa e um vizinho.
Segundo informações, ao se aproximarem da residência, os policiais foram abordados por um popular que relatou ter encontrado, na rua, objetos furtados que o suspeito havia descartado enquanto fugia do local. O suspeito, que aparentava estar sob efeito de entorpecentes, havia se evadido ao avistar a viatura policial.
Na residência, os policiais confirmaram a veracidade das denúncias e iniciaram buscas pelo indivíduo, que foi localizado nas proximidades. Ao ser abordado, ele resistiu à prisão e tentou agredir o policial SD R. Pereira, mas foi contido e algemado. Durante a ação, o suspeito ameaçou o policial, afirmando repetidamente: "Tu vai ver quando eu sair daqui, tu pode esperar...".
O suspeito foi identificado como "Nego do Borel", um elemento já conhecido da polícia por ter mais de cinco passagens e ser uma figura notória na área do Casqueiro. Ele foi conduzido à Delegacia Regional de Açailândia (DRA), apresentando lesões corporais que ele alegou serem resultado de uma briga com sua ex-companheira. No entanto, a ex-namorada afirmou que, no dia do ocorrido, eles não chegaram às vias de fato e que os ferimentos seriam de uma confusão anterior em outra localidade, conhecida como setor do Casqueiro.
Durante a verificação dos antecedentes do suspeito, a polícia constatou que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. Ele foi apresentado na delegacia, juntamente com o material apreendido, para os procedimentos legais cabíveis.
O 26º BPM reforça seu compromisso com a segurança pública, agindo com rapidez e eficiência em situações de risco e garantindo a proteção da comunidade.