segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Prefeitura de Açailândia fura bloqueio dos adversários e autoriza construção da UPA


A Prefeitura de Açailândia autorizou o inicio de mais uma obra de alta relevância. Trata-se da construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, na sede do município, no prédio onde deveria funcionar o mercado público municipal fruto de um convênio mal sucedido – e que nunca funcionou, firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, na gestão do ex-prefeito Deusdeth Sampaio, que até então era símbolo de grande revolta da população.
A área é estrategicamente localizada as margens da BR 222 – Vila Progresso fazendo a interligação desde o Piquiá, passando pela Vila Ildemar e Centro.
UPA de Açailândia já em obras; aprovada após esforços do Deputado Federal Hélio Santos.
UPA de Açailândia já em obras; aprovada após esforços do Deputado Federal Hélio Santos.
Em parceria com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, a UPA vai operacionalizar com toda infraestrutura hospitalar de urgência e emergência do município e cidades vizinhas.
Os recursos, orçados em R$ 2.000.000,00, foram liberados pelo Ministério da Saúde e contrapartida municipal, que está inserido no PAC por meio da política nacional de atendimento às urgências médicas em consonância com o SAMU.
Na contramão dos esforços municipais e na reestruturação do sistema de saúde, os adversários desde o ano de 2010 vinha vetando a implantação da UPA em Açailândia. Por duas vezes usando a sua influência em instâncias superiores, a aprovação da obra vinha sendo vetada para o município. Que por algumas vezes a prefeitura de Açailândia protocolou junto a SES pedidos de implantação da UPA no município, mas em todas as tentativas não se manifestou oficialmente.
Somente após a aprovação da proposta enviada pela prefeitura de Açailândia ao Ministério da Saúde a CIB homologou em resolução nº 124/2012 de 19 de junho de 2012.
Resolução nº 124/2012 de 19 de junho de 2012
Resolução nº 124/2012 de 19 de junho de 2012
Diante dos esforços não se verificou nenhum posicionamento em defesa da saúde do Município por parte dos representantes do chamado grupo de oposição de Açailândia, em defesa desta obra e dos cortes orçamentários da saúde, sendo que propagam aos quatro cantos dispor de linha direta com o Governo do Estado do Maranhão. Entretanto, na pratica nada além de picuinhas levadas à governadora e um mero requerimento apresentado na Assembleia Legislativa.
Contudo deve-se frisar os esforços do Deputado Federal Hélio Santos, eleito por Açailândia, que conseguiu furar o bloqueio fazendo a interlocução diretamente com a Casa Civil da Presidência da República e com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, superando assim a forte barreira imposta ao município de Açailândia.
Além de alocar boa parte de suas emendas pra reestruturação do sistema como as reformas de cinco UBS, construção de mais cinco UBS Porte I e II, reforma e ampliação do hospital geral e equipamentos para o reaparelhamento de todo o hospital municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário