16 de maio de 2025 – Açailândia (MA)
Uma ação policial realizada por volta das 11h20 desta sexta-feira (16) resultou na apreensão de armas de fogo, drogas e na prisão de dois suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e organização criminosa. A operação foi conduzida pela guarnição da Área H com apoio da Força Tática, após denúncia recebida via celular pelo Sargento Serra.
A denúncia apontava que em uma residência localizada na Rua 07 de Setembro, no Centro da cidade, indivíduos estariam escondidos com armas e entorpecentes, além de uma motocicleta possivelmente roubada. Segundo a polícia, os suspeitos seriam integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e teriam efetuado disparos de arma de fogo no dia anterior na Rua José Bonifácio, ameaçando moradores da região com promessas de “tocar o terror”.
Ao chegarem no local, os policiais foram recebidos com tentativa de fuga por parte dos suspeitos. Dois deles conseguiram escapar, mas outros dois foram capturados: Talison e João Henrique. Um dos foragidos foi identificado como Alexandre Pereira Guajajara, conhecido como “Índio”, que já havia sido detido anteriormente, mas não foi recebido pela delegacia de Imperatriz.
Na residência, foram encontrados 33 invólucros de cocaína, 186 invólucros de crack, 20 munições calibre .38, uma arma de fogo Taurus calibre .38 com numeração 809345, uma arma de fabricação caseira, um simulacro de pistola, dois celulares (um iPhone XR branco e um Poco preto), uma mochila, dois cartões bancários e uma motocicleta Honda de placa PSW-2G25 – que, após verificação, não apresentou registro de roubo.
De acordo com os suspeitos, eles são oriundos de Imperatriz, dos bairros Parque Alvorada I e Bom Jesus, e estavam em Açailândia com a missão de comandar o tráfico de drogas na região conhecida como Casqueiro.
A prisão dos indivíduos exigiu o uso progressivo da força, já que os mesmos resistiram à abordagem. Após a operação, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Regional de Açailândia (DRA) para os procedimentos legais junto à Polícia Civil. Buscas seguem em andamento para localizar os outros dois suspeitos foragidos.